14/05/2012

ROSEANA EM SITUAÇÃO COMPLICADA
Os aliados mais próximos da governadora Roseana Sarney (PMDB) já não conseguem disfarçar o temor da cassação do seu mandato e do vice Washington Luís Oliveira (PT), por conta dos abusos de poder político e econômico cometido na eleição de 2010.
A acusação, promovida pelo ex-governador José Reinaldo, num recurso contra expedição de diploma que tramita no Tribunal Superior Eleitoral, afirma que foram torrados mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos com a realização de convênios eleitoreiros às vésperas da eleição.
Auxiliares próximos do governo e deputados da base aliada já admitem, em reservado, que a única forma de Roseana escapar da cassação será retardar o julgamento do processo até o fim do mandato, o que não é impossível, pois já se foram quase dois anos.
Ocorre que o processo já foi concluído e está às portas de um julgamento pelo plenário do TSE. Não será uma tarefa fácil para os advogados da governadora, empurrarem o julgamento para o final de seu mandato.
Os advogados de acusação, Rodrigo Lago e Rubens Júnior, acreditam que o processo só não irá a julgamento ainda no primeiro semestre por causa do recesso de julho, mas estão confiantes que a matéria será deliberada no segundo semestre. .

Especialistas em direto eleitoral, advertem que, numa eventual condenação, Roseana será imediatamente afastada do cargo e novas eleições diretas deverão ser convocadas pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, dentro de trinta dias.

No entanto, a perda do mandato de Roseana Sarney será a mais leve das penas que lhe serão impostas. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, também recairá sobre ela a inelegibilidade pelo prazo de 08 anos, implicando dizer que ela só poderá se candidatar a algum cargo eletivo a partir das eleições de 2018, quando Roseana já terá quase setenta anos de idade (ela fará 59 anos em 2012). Ou seja, sua carreira política só poderá recomeçar numa idade quando muitos políticos já estão encerrando.
A outra pena que será imposta a Roseana Sarney, doerá fundo em seu bolso. O Tribunal Superior Eleitoral e a Advocacia Geral da União – AGU, firmaram parceria no sentido de que os custos de uma nova eleição serão cobrados do candidato que deu causa à anulação do pleito. Isso implica que Roseana Sarney deverá tirar do próprio bolso cada centavo que a Justiça Eleitoral gastar com a realização de nova eleição. Uma eleição direta num estado com eleitorado do Maranhão deverá ficar em torno de oito milhões de reais, segundo um especialista em direito eleitoral.
Certamente o Oligarca José Sarney não tenciona que sua carreira política e de sua filha terminem de forma tão melancólica, e de tudo fará para livrá-la da cassação, com efeitos tão desastrosos sob o clan que manda no Maranhão há quase cinquenta anos.

Deu no Jorge Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!