30/03/2012

Sinproesemma abre a quarta edição do Contema


Cerca de 400 profissionais em educação participaram da abertura do 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Contema), na noite desta quinta-feira, 29, no auditório do Hotel Praia Mar, na Ponta da Areia.

O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), tem como proposta debater a necessidade de maior investimento na educação, maior participação dos educadores nas decisões políticas relacionadas à àrea e a valorização dos profissionais que se dedicam à educação pública, principalmente no que diz respeito à obrigatoriedade do cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional, que este ano foi corrigido em 22,22%, estabelecido no valor de R$ 1.451,00 e a maioria dos gestores públicos se recusa a pagar.

Várias autoridades políticas e da área educacional participaram do evento, que conta com a contribuição de cerca de 370 delegados, que representam educadores de todos os municípios do estado.


O presidente do Sinproesemma abriu o evento saudando todos os convidados e delegados presentes, reafirmando a necessidade de discutir estratégias que possibilitem mudanças profundas na educação do Maranhão, que segundo ele, tem um sofrimento crônico de falta de políticas sérias. “As elites desse estado olham de costas para a educação pública. Nós sabemos o drama que vivemos diariamente nas escolas e ainda temos que conviver com a violência institucional, tanto moral como física”, disse o presidente, lembrando do episódio envolvendo o prefeito do município de Coelho Neto, Soliney Silva, que invadiu um sindicato para agredir sindicalistas, no início desta semana.

Também deram contribuição no discurso de abertura do congresso, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Arnaldo de Souza (PT); o deputado Bira do Pindaré (PT); o deputado Rubens Júnior (PC do B); a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de São Luís, Lindalva Batista; vereador, Geraldo Castro (PC do B); vereadora de São Luís, Rose Sales (PC do B), além de representantes da CTB, Força Sindical, entre outros.


PROGRAMAÇÃO
DIA 30:

8h -Eleição da Mesa Diretora
Aprovação do Regimento Interno
8:30h – Conjuntura
10h- Intervalo
10:20h - “O Plano Nacional de Educação que o Brasil Precisa”
12h- Encerramento
12h- Almoço
14h- Trabalhos de Grupos
18h – Jantar
19h – Programação Cultural

DIA 31:
8:30h – Plenária Debate e aprovação das teses e propostas apresentadas pelas plenárias anteriores e grupos de trabalho.
12h- Almoço
14h- Plenária Final
Aprovação do Relatório Final
15h- Encerramento

 Fonte: Sinproesemma

Um comentário:

  1. Anônimo20:39

    Parabbbens,o Maranhão possui um sindicato forte criativo e inovador que sem medo de errar procura colocar a EDUCAÇÂO sempre em primeira instancia, filosoficamente falando a perseverança nao da resultados pragmaticos e com muitaraça que os resultados acontece

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!