06/02/2012

Eleições 2012

A última pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para prefeito de Imperatriz mostrou um cenário favorável ao vereador Edmilson Sanches. A mídia enfatizou, sendo capa dos principais jornais, o empate técnico acima dos 40% entre Ildon Marquese Sebastião Madeira, fazendo questão de omitir que esse resultado só seria possível no cenário em que houvesse somente os dois nomes.

Esqueceram que dizer que no mesmo cenário, tendo Edmilson Sanches como único opositor de Madeira a diferença seria de cerca de 5 pontos percentuais. O que em termos analíticos poderia ser considerado também um empate técnico.

O que pesa em favor de Saches e em desfavor de Madeira é o baixo nível de rejeição deste, cerca de 8% do eleitorado, contra o alto nível de rejeição do prefeito tucano. Ou seja, no fim das contas, em si confirmando como candidato da Frente de esquerda formado por PC do B, PT, PSB, PPS (que no Maranhão, pode-se dizer tem posição mais progressita) e Psol e ainda tendo a seu favor o cabo eleitoral Flávio Dino, Sanches pode vir a ser o grande calo no pé do Sebastião, já que por mais que o mesmo diga o contrário, o futuro jurídico de Ildon Marques é incerto.

Falo de Sanches, mas qualquer dos nomes escolhido para representar a frente de oposição tem chances de contrabalancear a disputa. Talvez por isso a preocupação de Madeira com as reuniões frequentes desses partidos.

3 comentários:

  1. É má impressão minha ou nobre blogueiro já não tem tanta convicção no nome do candidato do PCdoB para encabeçar a frente? “Falo de Sanches, mas qualquer dos nomes escolhido para representar a frente de oposição...”

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é má impressão meu camarada Wilson. Estou no PC do B e o partido tem candidato de modo que esse candidato terá todo o meu apoio. Contudo, a frase "qualquer outro nome da frente" demonstra que o partido está aberto a construir um debate coletivo e em se apresentando um outro nome com melhores condições que Sanches dados os critérios estabelecidos pelos partidos, este será o candidato.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao saudosismo,eu não utilizaria esse termo porém nunca escondi minha relação afetiva com os meus companheiros petistas de Imperatriz...são meus amigos de uma vida e isso não muda.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!