29/01/2012

VILA PALMARES: FUTURA CANDIDATA A VEREADORA É APONTADA COMO CABEÇA NA VENDA ILEGAL DE TERRAS


A Associação Comunitária de Vila Palmares- ASCOVIP intensifica suas ações na periferia da cidade para a ocupação legal de terras, localizada a 2 km da margem direita da estrada de Imperatriz, sentido João Lisboa. A massa se intensificou no sábado, (21 de jan. de 2012) e já dura há a mais de uma semana acampada, com o objetivo de fazer valer a lei do direito de moradia.

A atual diretoria da associação é composta por:
* Presidente: Ismael Bonfim e vice- presidente, Maria de Jesus dos Santos Sá.
* Secretários: Gilvan da Silva, Walmiro Gomes, Maxsuel Bonfim e Maria do Livramento.
* Conselho Fiscal: Rafael Claylton, Kalyne Cunha, Pedro Leonardo, Edinaldo Barros e Aécio Neves.
O movimento liderado pelo militante, Ismael Pereira Bonfim, (52 anos, nasc. Altamira do Maranhão) teve seu início em março de 1998, mas foi exatamente no dia 18 de outubro de 2001 onde o poder judiciário da comarca de Imperatriz deu um parecer favorável à nobre causa do maranhense.

Dentre as questões levantadas do processo 052/98 foi impugnada a autenticidade dos documentos do “suposto” dono da terra, Sebastião Sávio Batista e carência de ação por falta das formalidades previstas nos artigos 282, 286, 478 e 927 do CPC, isto é, falta de nominação das pessoas envolvidas e individualização da área enlaçada na disputa.
Ismael explica que o senhor Sebastião “apresentou um documento posterior ao esbulho” como consta no processo, nos dias 12 e 13 de março de 1998. É importante a comunidade em geral conhecer a função social da propriedade, (protegida em nossa carta política, artigo 5°, XXIII), ela não pode ser utilizada como instrumento de especulação imobiliária, em prejuízo do social da coletividade.

De acordo com um documento entregue de forma anônima à diretoria da ASCOVIP, a área do movimento está caracterizada por “indefinida”. Subtende-se que não há proprietários. Ismael explica sobre o processo da posse ilegal das terras no local, “apenas 30% foi ocupada e alguns gananciosos tomaram o local. Houve uma revanche popular para abolir com a especulação imobiliária. Nós aguardamos durante esse período de 98 até hoje a povoação de forma legal da comunidade na vila, mas aconteceu o contrário. Os especuladores, aproveitadores ocuparam a área gerando conflitos”.

A representação de mais de trezentas famílias acampadas na Vila Palmares testemunha a entrada de caminhões a todo instante, lotados de material para construção, edificando casas de forma arbitrária às leis. O registro das infrações está documentado em vídeo pela diretoria da associação. Apesar da comitiva da ASCOVIP se apresentar de forma pacífica, as ameaças amedrontam alguns moradores residentes do local e encoraja cada vez mais a busca pelo sonho de muita família pobre por um “pedaço de chão”.

A antiga presidente da Associação de Moradores da Vila Palmares, Maria Antônia está sendo apontada como um das cabeças na venda ilegal de terras. O militante imperatrizense, Macgilone P. Bonfin, (23 anos) denuncia a prática da futura candidata a vereadora, com uma entrevista cedida por um morador local. O mesmo afirma ser Maria Antônia, a responsável pela venda do seu lote. “Ela ainda alegou não ajudar a comunidade apoiando a ASCOVIP, pelo fato de não querer se sujar, já que tem pretensões a se candidatar vereadora”. Como a “futura” vereadora conseguiu vender algo que não era seu? Não sabemos! Apenas vendeu.





Obs.: O nome do morador não pode ser revelado para sua própria segurança, as imagens documentadas apenas serão cedidas à justiça quando necessário.
Ass.: ASCOM da Associação Comunitária de Vila Palmares- ASCOVIP

6 comentários:

  1. Laurindo do camaçari19:32

    Carlos,isto é mais uma prova de como pobres e esquerdistas se comportam.Pode verificar que esta candidata à vereadora,será lançada por um partido de esquerda.Infelizmente esta é a historia da esquerda no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos Hermes,

    Fui informado por leitores de seu blog desta matéria sobre a Vila Palmares.
    Lamentavelmente voce se preciptou ao publicá-la, pois a mesma está recheada de inverdades, de informações falsas e de leviandade.
    Conheço bem a D. Maria Antônia - PRESIDENTE da Associação dos Moradores do Bairro Vila Palmares, entidade comunitária mais antiga naquela localidade.
    D. Maria Antônia foi eleita em 2010para um quadriênio que se encerra em 2014.
    Eu estou voluntariamente prestando-lhe assessoria.
    tenho em meu poder todos os documentos que comprovam estas informações:
    - CNPJ
    - ATA DE SESSÃO DE ELEIÇÃO E POSSE.
    - REGISTRO EM CARTÓRIO
    - COMPROVANTES DE TODAS AS TAXAS PAGAS.
    A associação a que voce se refere, criada recentemente e que é responsável pelo clima de guerra que se instalou em Vila Palmares, irresponsávelmente e de maneira criminosa, vil e torpe, passou a voce, informações falsas, omitiu a verdade dos fatos e "esqueceu" de dizer a você que D. Maria Antônia, continua sendo a representante legítima (por que foi eleita por assembléia) e legal (por que a associação está completamente documentada).
    Lamento que voce, uma pessoa esclarecida, se preste a este papel, de difamação, calúnia e injúria, causando danos morais a uma cidadã de bem e lider comunitária que tem a aprovação da grande maioria de seus associados.
    Eu penso que seu blog poderia cumprir um papel mais justo e limpo - ouvindo as duas partes e/ou procurando todas as partes citadas em sua reportagem antes de publicá-la - porque agora, o mal já está feito, a dignidade, a moral e a honestidade de D. Antonia foram severamente feridos.
    Por outra banda, a D. Maria Antonia é sim, pretensa candidata a vereadora, assim como voce, mas creia,isto não a impede de agir como uma lider tenaz em favor de sua comunidade, nem diminui a sua condição de cidadã de bem.
    Desafio você ou a esta recém criada "ASCOVIP" a apresentar provas concretas de qualquer ilícito praticado pela d. Maria Antonia.
    É bem verdade e é bom que se lembre, que diante de tantas atrocidades, ilegalidades e badernas causadas por estes invasores oportunistas (que de sem terra não tem nada), podemos até crer que tenham sido forjado provas e documentos falsos, assim como a matéria publicada neste blog, com a intenção de macular o nome, a honra e a dignidade de D. Maria Antônia.
    Mas eu acredito, que voce jamais postaria uma matéria destas, se não tivesse respaldado por provas cabais.
    Meu nome é Antonio filho, estou como disse, prestando assessoria voluntariamente á d. Maria Antonia e à Associação dos Moradores do Bairro Vila Palmares.
    Queremos que voce nos garanta o devido direito de resposta constitucional, conforme o que preceitua o art. 5, inc. V da Constituição Federal e, regulamentado na Lei da Imprensa n. 5.250/67, arts. 29 a 36.
    E também, depois de reestabelecida a verdade dos fatos, seja retirada esta matéria, afim de que ela não venha causar dano ainda maior á D. Maria Antônia.
    Meu contatos, caso voce queira nos procurar para que possamos conversar são:
    (99) 9905 0195
    (99) 9147 8468
    E-mails:
    tontoim@hotmail.com
    tontoim1972@gmail.com
    Skype - antoniofilho1972
    Espero voce até amanhã para que possamos resolver este episódio de maneira amigável.

    Atenciosamente,

    Antonio Filho.

    ResponderExcluir
  3. Resposta a Antônio Filho

    Logo vejo o tipo de assessoria prestada por você à senhora Maria Antônia, só para esclarecer: “voce” tem assento circunflexo no “e”, “lider” tem assento gráfico no “i”, “irresponsávelmente” não possui assento, “reestabelecida” não se escreve com dois “e”, “preciptou” o “p” não é mudo. Como você está fazendo um serviço de assessoria é importante que saiba ao menos escrever as palavras de forma correta, pois um assessor não escreve de qualquer forma, sempre deve respeitar as normas de ortografia, gramática dentre outra as quais eu não quero me alongar.
    Outra coisa, uma ASCOM deve saber que os meios de comunicação não se resumem apenas a um blog. Existe a mídia impressa, televisiva, rádio dentre outros e devemos fazer uma varredura nesses meios, pois o direito de resposta respaldado pela constituição federal cabe a todos os meios e não só ao blog do senhor, Carlos Hermes. Por exemplo, você poderia pedir também o direito de resposta no programa do “Arimatéia Júnior” e em todos os jornais impressos e televisivos onde a matéria foi publicada. Ou por acaso você não sabe em quais jornais a matéria foi divulgada?

    Estamos acampados naquela área como você pode observar e ao contrário do que pensas o movimento é de sem teto e não de “mendigos”. Não somos baderneiros e ninguém está agindo de forma leviana ou insana como você citou neste seu infeliz comentário. Quero antes de tudo ressaltar e deixar bem claro a você que o trabalho de uma ASCOM é realmente ouvir as duas partes, não é isso?
    Sendo assim, a imprensa que nos noticiou tentou contato com sua futura candidata a vereadora e a mesma não foi encontrada, entretanto os fatos estão a todo instante sendo evidenciados, agora sou eu quem te desafio sair em Palmares. Aborde algumas pessoas e pergunte: "De quem você comprou esse terreno”? Você terá a resposta.
    Que isso fique bem claro, a nossa luta não é somente por um pedaço de chão é muito mais, é uma “questão social”.
    Os que se intitulam serem donos da área dos quase 15 dias que estamos lá até o presente momento nunca apresentaram algum documento que comprove ser realmente de fato e de direito, os legítimos donos da terra. Sendo assim a nossa constituição é clara ao dizer que a terra em momento algum pode ser usada para especulação imobiliária. A terra é do povo! Meu caro cidadão Antonio Filho, não existe nenhuma “inverdade” em canto algum com relação a sua “futura candidata a vereadora”. Queremos deixar bem claro que é difícil alguém confiar na idoneidade de uma pessoa que se beneficia, de acordo com o povo, daquilo que não é seu. Os moradores precisam de uma voz. Mostre quais benefícios esta associação de moradores, a qual sua “futura candidata a vereadora” faz parte, trouxe a Palmares? Se puder nos aponte ao menos um benefício.

    Palmares terá uma voz ativa que não se calará e estará sempre lutando por seus direitos e nunca se curvará perante a corrupção de uma meia dúzia de pessoas, jamais seremos coniventes com essa situação.
    Ninguém se precipitou em nada, este blogueiro é alguém que entende que verdades têm que serem ditas e a injustiça não podem ficar por debaixo dos panos. A respeito da sua crença enquanto aos documentos que você afirma serem “forjados” por nossa associação, cuidado! Os cartórios da cidade de Imperatriz são respeitados por todos os poderes, executivo, legislativo e judiciário. É bom que você os respeite também e não coloque seus relevantes trabalhos prestados a nossa associação em dúvida.

    Nós também esperamos resolver isso com você de forma amigável.

    "ASCOVIP"

    ResponderExcluir
  4. Caro Antonio Filho, publiquei resposta da "ASCOVIP" enviada a mim por e-amail por não conseguiram postar como comentário. Esclareço que o blog não faz juízo de valor acerca das discussões internas da Vila Palmares, apenas publicou nota da associação, assim como recebeu a sua.

    Este espaço está aberto ao debate.Outrossim, pessoalmente manifesto meu apoio à boa solução do problema dando à terra seu verdadeiro papel social que é da moradia a quem precisa.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Valeu aí Prof. Carlos Hermes, pela boa aula de portugues, ops, esquecí algum acento?
    Olha, mas eu prefiro ficar com o matuto Patativa do Assaré que disse:
    "é melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada".
    Eu sabia desde o princípio que é voce mesmo que se presta a esta assessoria da "ascovip". rrsrs
    A sua tentativa de desviar o foco, foi muito boa, mas esteja certo de que não deu certo.
    Não busquei aqui discutir o mérito do que voce abordou nesta sua resposta, que é justamente a questão social.
    Na verdade, eu quis mostrar o outro lado a voce, informar a voce sobre a existência da ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO VILA PALMARES e dizer que a Sra. Maria Antônia É PRESIDENTE, e não EX como voce postou em seu blog.
    A minha intenção era evitar um processo jurídico desnecessário (espero que eu não tenha errado a lei), evitar que o mal feito, se estendesse por mais tempo, que é o que está acontecendo.
    Quanto a mim meu caro, eu não tive a oportunidade que voce teve, terminei muito mal o 2º grau, então eu sou limitadíssimo, realmente me perdoe se o ofendí, quando errei a nossa tão bela lingua portuguesa.
    Como disse, sou um voluntário, porque a Sra. Maria Antonia, não é como a "CHascovip", que tem voce, um profissional qualificado, prestando uma assessoria de alto padrão.
    tentei aqui em seu blog o que as pessoas sensatas tentariam primeiro, a via mais rápida e tranquila para resolvermos isto, infelizmente voce não quis.
    Eu sou quase analfabeto, a Sra. Maria Antônia coitada, vive a minha mesma realidade, mas buscaremos na justiça, reparar os danos morais, causados pela sua matéria.
    Afinal, este blog/ascom/ascovip, deve responder pelas injúrias, difamação e calúnia que publicaram contra Sra. Maria Antônia.
    Sim carlos Hermes, no dia que eu passar uma mensagem pra voce via fone, esteja certo que eu vou me identificar, ainda que eu passe pela internet, pois eu não tenho absolutamente nada a esconder e de quem me esconder.
    Outrossim, ops, outra coisa, pode passar o meus contatos para a "ascom" da "ascovip".
    Será porque esse pessoa da "ascom" da "ascovip" não quer se identificar?
    Este pessoal não aparece porquê? não se identifica porquê?, comportamento estranho!!!
    Na mensagem, o CHefe da "ascom" da "ascovip", assinou somente - "ascovip".
    Sinto muito não termos solucionado isto de ontem para hoje, mas não foi por falta de iniciativa e vontade nossa.

    Antonio Filho

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Antonio Filho, não o conheço e garanto que também não me conhece. Contudo, você tem todo o direito de agir judicialmente contra quem quer que seja. Sinto dizer que direciona sua metralhadora á pessoa errada, o texto em resposta a você foi elaborado por representantes da famílias que hoje ocupam a área em questão.

    O blog é sim uma porta de apoio a estas famílias, porém, sua contribuição é apenas de divulgação do movimento, assim como divulga sua versão.

    Se o debate é judicial, que a justiça resolva uma questão também social. Não tenho medo de ameaças jurídicas, você seria meu primeiro processo e diante da causa, não me furto a encará-lo com forte amparo de bons advogados.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!