20/01/2012

UFMA forma 104 profissionais em Imperatriz


Entre as formandas destaco  Ludimila, irmã de meu amigo geógrafo Rilvandro, vulgo Tabosa, que cola grau em Ciências Contábeis.Parabéns Ludimila.Veja nota da assessoria de comunicação da UFMA abaixo:

A Universidade Federal do Maranhão realizou na terça feira (17), na primeira Igreja Batista de Imperatriz, a solenidade de Colação de Grau de 104 formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Comunicação Social-Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Pedagogia. O evento contou com a presença do pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, João de Deus Mendes Silva, da assessora de Interiorização, Cenidalva Teixeira, e os coordenadores dos cursos.

 Para assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Teixeira, “educação é investimento, então, o que a UFMA está fazendo hoje é cumprindo o papel dela. As pessoas têm a possibilidade de não só ter um curso superior, mas um curso superior com qualidade”.  A assessora destaca, ainda, que quando o reitor Natalino Salgado assumiu o primeiro mandato Imperatriz estava em um momento difícil e só foi superado com o empenho e a responsabilidade de fazer uma universidade diferente que é a proposta desta gestão - “Inovar não é só ter um equipamento novo, mas fazer com que essa pessoa tenha um ensino melhor e uma universidade melhor para o público, pois o investimento é publico”.
    Em uma saudação calorosa, o pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, João de Deus Mendes Silva, coloca que é um êxito para a instituição e o sentimento de missão cumprida entregar novos profissionais à sociedade, pois sabe-se que há muito trabalho até chegar nesse momento de colar grau. 
Durante a solenidade, familiares e amigos dos formandos prestigiaram o momento marcado por emoção ao concretizar o sonho de concluir o ensino superior. Para Maria de Fátima, mãe da formanda de Jornalismo Larissa Pereira, houve muita dificuldade durante a graduação da filha, já que elas não tinham condições financeiras para mantê-la na universidade. “Eu e o pai dela sem poder muito estávamos ajudando financeiramente com o que tínhamos e dando conforto pra ela. Ela é a primeira filha a se formar. É uma menina muito esforçada, enfrenta tudo e o meu desejo é que ela continue os estudos”, afirma. Dona Maria.
   
Primeira turma de Engenharia de Alimentos

Na ocasião, o curso de Engenharia de Alimentos formou a primeira turma de todo o Maranhão com quatro alunos: Aryanne Ribeiro Oliveira, Rayanne Franco Lima, Edilberto Cordeiro dos Santos Júnior e André Luís de Oliveira Cavaignac.



O formando Edilberto Cordeiro afirma que essa primeira turma tem responsabilidade de ser a vanguarda e de mostrar o desafio do engenheiro de alimentos para a região. “Existe um mercado promissor, e existe um potencial muito grande na região, mas a indústria não conseguiu ver a importância do engenheiro em otimizar o seu próprio processo industrial”. Ele acrescenta: “a primeira turma tem a responsabilidade de mostrar quem é o engenheiro de alimentos e temos a melhor expectativa possível para entrar no mercado de trabalho”.

Alan Bezerra, coordenador do curso em exercício, demonstra sua alegria em contribuir com a formação dessa primeira turma. “A constituição e a estruturação do curso foi uma luta muito grande, mas a gente conseguiu. O curso de Engenharia é muito difícil, por isso é comum formar poucos. É agora que a gente está começando, mas a primeira se forma com vários contatos de empresas da região”. O coordenador acredita que esses profissionais serão absorvidos pelo mercado de trabalho em Imperatriz, pois segundo ele a cidade tem crescido tanto na área de saúde como na área alimentícia e diversas empresas estão chegando na cidade.


Ascom UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!