No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Para marcar a data, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Maranhão UFMA - Campus Imperatriz, realizará seminário sobre a doença que já afeta 34 milhões de pessoas no mundo.
Com o tema “O preconceito e a intolerância à diversidade sexual como barreira de prevenção da AIDS” o evento terá duas etapas. Pela manhã do dia 1º, a partir das 07h 30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, haverá uma mesa redonda com a participação de médicos, professores e pesquisadores do assunto que discutirá as implicações que o preconceito e a homofobia trazem ao combate e prevenção da AIDS. Pela tarde, das 14h às 17h, no campus da UFMA, serão ofertados mini-cursos sobre preconceito e pluralidade sexual. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 13h, no próprio campus da universidade. No final da manhã, será realizado um ato simbólico com a soltura de 400 balões vermelhos, cor símbolo da causa, no centro da cidade.
Para o professor Jonas Alves da Silva Júnior, coordenador do Grupo de Pesquisa Diálogos e Interseções em Sexualidade – DINTERSEX – UFMA Imperatriz, combater o preconceito sexual através de ações educacionais é uma das formas mais eficientes de prevenção não só da AIDS, como também de outras doenças sexualmente transmissíveis. “É sabido que a falta de informação e preconceitos, como a homofobia, geram situações de violência que podem dificultar a prevenção à AIDS. Por isso, programas de ações afirmativas, que valorizem as diferentes identidades sexuais, se configuram como um instrumento importante na busca de uma sociedade que se cuida, que se preserva e que se respeita”. Afirma o professor.
AIDS NO BRASIL
Segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 630 mil brasileiros vivam com AIDS. Em média, há 35 mil novos casos por ano e, apenas em 2010 o país registrou quase 12 mil óbitos em decorrência da doença. A região sudeste concentra 56,4% dos casos, o Nordeste 12,9%.
Bastante elogiado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o programa de combate a AIDS brasileiro é considerado um dos melhores do mundo e, atualmente, já oferece tratamento gratuito a 97% dos brasileiros diagnosticados com a doença.
Confira a programação completa
Manhã
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz
7h30 – Credenciamento e entrega de materiais.
8h – Abertura.
8h30 – Performance
9h - Mesa redonda – Homofobia, preconceito e prevenção
Dr.Pedro Mário – Ginecologista/obstetra , dessetólogo-Sociedade Brasileira de DST-SBDST, terapeuta sexual –ISEXP/Faculdade de Medicina do ABC.
Prof. Jeferson Plácido – Graduado em história, membro do grupo gestor estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE e multiplicador na área de DST-AIDS, sexualidade e orientação sexual.
Prof. Dr. Rogério Diniz Junqueira - Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – BRASÍLIA. Autor e organizador de artigos e livros sobre homofobia e diversidade sexual.
Mediador: Prof. Dr. Jonas Alves da Silva Junior - Professor Adjunto da UFMA e Coordenador do Grupo de Pesquisa Diálogos e Interseções em Sexualidade – DINTERSEX – UFMA Imperatriz.
12h – Encerramento – ato simbólico da luta contra a AIDS e do respeito à diversidade.
Tarde
Local: Campus UFMA Imperatriz
14h às 17h – Oficinas (40 vagas para cada oficina)
Título: Homofobia e heterossexismo na escola. Do que estamos falando? Que efeitos seus enfrentamentos produzem?
Facilitador: Prof. Dr. Rogério Diniz Junqueira (INEP – DF).
Título: Refletindo papel de gênero via filme Billy Elliot
Facilitador: Dr. Pedro Mário (Secretaria Municipal de Saúde).
Título: Discutindo a Educação Sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Facilitador: Prof. Esp. Jónata Ferreira de Moura (UFMA e UEMA)
Título: Rótulos: desconstruindo (pre)conceitos
Facilitador: Prof. Carlos Humberto Silva de Sousa (Secretaria Municipal de Educação)
Título: Homossexualidade
Facilitador: Prof. Jeferson Plácido (Grupo Gestor do Maranhão do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas SPE - MA)
Título: Bullying, sexualidade e homofobia na escola
Facilitadora: Profª Rinalva Sales de Oliveira (Secretaria Municipal de Educação) e Profª Ariana Conceição Lima (Secretaria Municipal de Educação)
Fonte: Ascom UFMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!