10/12/2011

Paralisação dia 14 se o governo não pagar o piso


Está na página do Sinproesemma a ameaça de paralisação caso o governo não cumpra o pagamento. Na conta desse professor blogueiro não caiu nada até o momento.Contudo, liguei pra alguns colegas que confirmaram ter recebido o reajuste acordado já neste sábado. O que pode ter acontecido? Veja nota do sindicato:

O não cumprimento de prazos por parte do governo do Estado levou a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) a encaminhar indicativo de paralisação das atividades nas escolas, na próxima quarta-feira, 14, se não for pago aos professores o piso salarial e o reajuste emergencial referentes aos meses de outubro e novembro deste ano, até segunda-feira, 12.

O indicativo é de paralisação no dia 14, porém com possibilidade de greve até que o governo pague o que deve à categoria. A medida, que foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira, 9, deverá ser acompanhada pelas demais regionais do sindicato, presente em mais 17 cidades pólos maranhenses, representando todos os municípios do estado.

A decisão do Sinproesemma representa, segundo a direção, uma reação de repúdio à falta de compromisso do governo do estado, que não vem cumprindo os prazos acordados com a categoria. A convocação dos excedentes do último concurso para nomeação, por exemplo, que deveria ter sido publicada na última quarta-feira, 7, conforme anúncio do governo, não foi cumprida, deixando a categoria e a direção do sindicato indignadas. “Se acontecer o mesmo com relação ao pagamento do reajuste e do piso, vamos dar a resposta ao governo com a paralisação das atividades nas escolas”, afirmou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

A paralisação é uma forma de protesto contra a falta de compromisso do governo do Estado. O acordo de pagamento do reajuste e do piso, que estava programado para ser efetivado entre os dias cinco e dez de novembro, não foi respeitado pelo governo, gerando grande revolta na categoria. O sindicato cobrou uma definição e o Estado, através de ofício, prometeu pagar o reajuste até o dia 12 de dezembro.


3 comentários:

  1. Anônimo12:56

    E essa última do governo comédia de imperatriz

    http://porelsonaraujo.blogspot.com/2011/12/justica-declara-inconstitucionalidade.html

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:40

    Quero saber por que uns receberam mais e outros menos e outros nenhum centavo..
    qual foi a discriminação? será que foi a tal de folha que fizeram no tempo da greve, entregando os nomes de quem estavam na greve pra sair menos?rsrs
    parece piada....
    Este sindicato não sabe explicar nada, pois deveriam saber até por que o secretario adjunto de educação do estado é vice-presidente do sinproesemma. Acredito pelo fato de termos um representante no governo, 2º pessoa depois do secretario, não era pra existir greve.
    Uma nova greve tá dificil com essa corja que nos representa....
    Ana Paula....

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:09

    Reflexões de um professor.

    Todo mundo contente, a diretoria do SINPROESEMMA se achando, mais aí eu pergunto: temos motivos pra COMEMORAR se não nos garantiram o q a lei federal nº 11.738/08 (Lei do PISO) estabelece?

    Vejam:

    Art. 5o O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no[red ]mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

    Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.

    Art. 6o A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

    Francamente, esse reajuste infimo deveria ter caido em nossas contas desde fev/11, O Q SIGNIFICA DIZER QUE O GOVERNO FICOU COM A NOSSA DIFERENÇA DE FEV A SET,ou seja, 8 meses (no caso, quem recebeu R $ 180,00/mes de diferença, teve um prejuizo de R $ 8 x 180,00 = 1.440,00). Ja o nosso PLANO DE CARREIRA, esse nem gov nem diretoria do SINPROESEMMA DÃO UM PIO.

    QUANDO SERÁ QUE ACORDAREMOS?

    Assis de Deus

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!