31/12/2011

ELEIÇÕES 2012: ENTENDA PORQUE SANCHES PODE SER PREFEITO.


 Num primeiro momento o fato de aparecer numa pesquisa com 10,67% de intenção de votos para prefeito de Imperatriz, parece colocar  o vereador Edmilson Sanches(PC do B )distante de um cenário de vitória em 2012. Contudo, se analisarmos friamente os números e os relacionarmos com os fatores não visíveis num primeiro plano e com as possíveis conjecturas da dinâmica política, perceberemos que as peculiaridades dessa disputa poderão reposicionar o “comunista” e alterar completamente o atual quadro. Mas e que fatores seriam esses?Vejamos:

1.      1.Temos dois cenários de empates técnicos, o primeiro com Madeira(27%) e Ildon Marques (25%) polarizando o primeiro lugar. E o segundo com o Pastor Porto (13%);Carlinhos Amorim(12,5%) e Edmilson Sanches (10,67%) oscilando com uma diferença inferior a 3 pontos percentuais.

2.       2.Pastor Porto, até que se prove o contrário, está inelegível por seu partido, o PPS, ter perdido o prazo de envio de filiação ao TRE na sua transferência ou retorno do PSDB.

3.       3.O  PDT e o deputado Carlinhos Amorim dão sinais de permanência na coligação com o PSDB, tanto que os cargos do partido permanecem no governo Madeira sem nenhuma alteração. Isso também pode mudar, mas no momento é isso. Nesse cenário Porto e Carlinhos estariam fora da disputa e Sanches passaria a terceiro lugar.

4.       4. Ildon Marques, dono de duas condenações finais por improbidade administrativa junto ao TCU, depende da votação da validade da Lei da Ficha Limpa que tramita no Congresso Nacional com fortes chances de valer já para 2012. Em valendo, Sanches seria o único calo no sapato do prefeito Madeira que sonha em ganhar por W x O.

5.       5.Num cenário de manutenção da candidatura de Ildon Marques, este dividiria com Madeira a pecha de candidatos da oligarquia além de somarem 48,66% de rejeição do povo de Imperatriz contra 8,17% de Sanches que ainda teria a seu favor o fato de ser o único candidato de oposição á família Sarney numa cidade com 80% de rejeição ao grupo do bigode.

6.       6.Ainda no cenário 5 a tendência é que ildistas e madeiristas se engalfinhem com suas poderosas máquinas como aconteceu nas eleições de 2000 possibilitando que Edmilson Sanches corra por fora alinhando seu perfil de homem intelectual, sério e competente ao de Flávio Dino que tende a capitalizar o eleitorado jackista na segunda maior cidade do Estado.

Muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte. Todos esses cenários estão dentro das possibilidades do jogo e nenhuma pode ser descartada.

6 comentários:

  1. Observações interessantes. Me atrevo a "quase" afirmar que não haverá coligação formada pelos partidos PDT, PCdoB e PSDB (juntos)... um deles caminhará sozinho...

    ResponderExcluir
  2. marcos do bacuri09:41

    O profersso edimilson tem primeiro que pelo menos participar das seçoes da camara municipal de imperatriz, porque toda vez ele nao estar presente vai trabalhar primeiro na camara e depois quem sabe vc mostre um bom trabalho e a sociedade lhe der uma chance.E deiche de teoria e vamos para pratica.

    ResponderExcluir
  3. Jorlan12:03

    Os números das pesquisas que já foram realizadas demonstram a fria realidade, estamos com poucas opções de candidatos para prefeito que realmente modifiquem nossa realidade.
    E pior, demonstra que os eleitores de Imperatriz tendem a cometer os mesmos erros absurdos.. Ildomarques novamente no pário é pura ignorância política..

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:01

    Boa observação Prof. Hermes, mas é uma pena, pois o Vereador Edmilson Sanches não fez um bom papel na Câmara Municipal e não acho que tenha capacidade de Administrar Imperatriz. Pois já dizia minha sábia avó. " O homem que não administra sua própria casa, não tem cacife pra administrar um conjunto de casas".
    Teria que ser menos prepotente e se achar menos que ele seja o único salvador de tudo e de todos. O conhecí em Carolina-Ma, e fui voluntário em sua campanha, mas pude conhecer a arrogância em pessoa, um homem que se acha acima de todos, somente pelo sua habilidade de decorar os números e nomes,e se julgar inteligente. Ficaria mal pra um representante do Executivo!

    Fernando Antonio

    ResponderExcluir
  5. Anônimo15:00

    hermes, eu vejo amplas possibilidades de vitoria por parte de uma coligação apoiada por flavio Dino.Porém é necessario a fusão desses partidos.Tá na hora de PDT+PPS+PC DO B e PT. sentarem para conversar.Edmilson ou Carlos Amorim, nomes mais viáveis pelos números e pela baixa rejeição, poderiam encabeçar esse negocio e ganharem a eleição

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Gidel, uma pena que possa ser assim. São partido de linhas ideológica próximas e que precisariam continuar juntos para uma Imperatriz melhor.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!