30/12/2011

Aos 47... o pensamento crítico respira: sai o e-book de Guerrilhas, coletânea de artigos de Flávio Reis

Fiquei feliz com essa ótima notícia do camarada Bruno Rogens. Flávio Reis é referência no estudo do Maranhão oligárquico tendo publicado sua dissertação de mestrado com o título "Grupos políticos e estrutura olígárquica no Maranhão". Obra, inclusive, que vou trabalhar na disciplina "História do  Maranhão republicano" no Cesi-Uema nesse período de férias. Vale a leitura.

Pelo companheiro-camarada Bruno Rogens

Flávio Reis em tempo de Guerrilha!!!
2011 vai terminando com um acontecimento capital aos 47 do segundo tempo. Flávio Reis lança seu olhar arguto e certeiro à chocante realidade maranhense com ironia, inteligência, bom humor e sacadas geniais sobre a miséria cotidiana que o poder oligárquico impôs à sociedade maranhense ao longo do longo século XX. Tratando de temas variados como a controversa fundação francesa de São Luís, passando pela invenção da chama música popular maranhense, dialogando com a pecha de jamaica brasileira, expondo as tragédias de nossa miséria social e passando pelo que de bom foi exibido e produzido no universo audio-visual maranhense Flávio Reis lança um olhar necessário àqueles que exigem do pensamento crítico algo para além dos chavões e babações costumeiras da mídia e da ensaísticas locais. 
Viver no Maranhão não é fácil nesse quartel de século para quem exige algo a mais do pensamento, pois as atrocidades estão aí para todo mundo ver a hora que quiser: a consolidação da decadência oligárquica com a a benção, quem diria,  do PT de Lula e do governo federal, a submissão das instituições federais aos mandos do chefe oligarca regional (vide TSE), as instituições estaduais de joelhos aos caprichos de um executivo inoperante e corrupto, a expansão da especulação imobiliária frente aos recursos naturais da ilha, a devastação de babaçuais, a corrupção deslavada na assembleia legislativa, a greve de movimentos sociais reprimida sempre com violência física e simbólica (jurídica, midíatica e etc), o assasinato sistemático de lideranças rurais quilombolas, a buraqueira e falta de infra-estrutura básica que se avoluma nos bairros da ilha... e por aí vai... Contra tudo isso o pensamento crítico respira com a publicação de Guerrilhas lançado pelo selo pitomba em parceria com o jornal Vias de Fato o qual de antemão lanço meus parabéns!

Para quem quiser a versão em e-book do livro ai vai o link: https://docs.google.com/open?id=0B72UxJ7Lnt0-OGJhMDc0NzQtNTM3OC00YzIxLWExM2UtZjI5Y2E1YjUwYTVj


Boa leitura!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!