15/11/2011

Sindicato solicita audiência com governo para discutir nomeação de excedentes



Aos diversos excedentes, incluindo este blogueiro, no concurso do Estado de 2009 proponho que leiam essa matéria do SINPROESEMMA, pois é do nosso interesse direto.  Nesse concurso fui muito feliz, eram três vagas pra História em nível médio e uma para fundamental, fiz as duas provas ficando em primeiro(prova objetiva) para o médio e em segundo para o fundamental para a qual estou primeiro excedente. Veja a matéria:
O direção do Sinproesemma solicitou audiência, em caráter de urgência, com o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, para tratar sobre a nomeação dos professores aprovados no último concurso, realizado pelo Estado em 2009, e que estão na lista de excedentes, à espera de nomeação.

O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, que protocolou o pedido pessoalmente na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), considera que o governo do Estado deve priorizar, com urgência, a nomeação dos professores para reduzir a carência de profissionais efetivos na rede, atualmente, em torno de 10 mil vagas, sendo grande parte ocupada por contratos precários. “É preciso acabar definitivamente com a prática dos contratos temporários, que configuram precariedade no trabalho, haja vista que os contratados realizam as mesmas atividades dos efetivos, cumprem a mesma carga horária, mas recebem remunerações bem abaixo dos salários dos nomeados e não têm direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro salário, entre outros benefícios”, explica o sindicalista.
Da lista com cerca de seis mil concursados excedentes, só foram nomeados cerca de 800 profissionais. “O déficit de professores na rede estadual de educação é muito alto. O governo deve cumprir as determinações legais que condenam a permanência de contratos temporários e respeitar a classe trabalhadora, assim como qualificar a educação, que ganha com a atuação de profissionais valorizados na rede”, explica o presidente, que espera ter uma resposta breve do secretário João Bernardo Bringel para a realização da audiência.
 http://www.sinproesemma.org.br/2011/11/12/sindicato-solicita-audiencia-com-governo-para-discutir-nomeacao-de-excedentes-2733.htm

4 comentários:

  1. Anônimo18:40

    e cadê a audiência pra ver o aumento enganação? O sindicato ta preocupado em chamar excedente pra que no outro ano se for pra ter alguma greve, excedente não participar. Vamos perder força mesmo e tudo sendo enfraquecido por quem era pra defender a classe, o proprio sinproesquema que só serve pra dizer amém.... Se fossem outro faria como a policia, parava pra não fechar o ano letivo pra pressionar a asssembleia a votar logo isso, pois vamos ficar esperando a assembleia ficar em recesso pra ver esta cor do aumento no outro ano mesmo e se tiver, pois um sindicato mole desse jeito é tudo que o governo quer......
    abraços
    ana

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:21

    Acontecerá, mas não será por falta de aviso!
    Companheiros, olha o golpe aí! O governo ja bateu o martelo. Lembram que a diretoria do SINPROESEMMA, DESDE 2009, alardeia aos 4 cantos desse estado q está discutindo com os técnicos do governo a construção do ESTATUTO DO EDUCADOR. Afirmaram q os funcionários de escola seriam incluídos e por essa razão o ESTATUTO DEIXARIA DE SER DO MAGISTERIO e passaria a ser do EDUCADOR. Acontece q o governo Roseana vetou essa possibilidade ao enviar para a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, no mês passado o PL nº 248/11. Esse projeto de lei, ao ser aprovado contemplará o nosso reajuste salarial PÍFIO e modificará, pra pior, o ESTATUTO DO MAGISTÉRIO. desta forma ganharemos um novo estatuo, que aprofundará as nossas perdas salariais e potencializará a política de arrocho salarial do governo RS, na medida em que a nossa política salarial não está pautada na lei do PISO, pois esta nos garante o direito de reajustes anuais,com percentual definido, sempre em janeiro e em parcela única, esse dispositivo não consta no PL do governo. Ganha um doce quem advinhar como ele será batizado pela diretoria do SINPROESEMMA.Coitados dos funcionários de escola, acreditaram na diretoria do SINPROESEMMA e vão ficar a ver návios.
    Maria das graças
    profa. do estado do maranhão

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:52

    Professores, greve geral de novo!

    ResponderExcluir
  4. Ana concordo em parte com você, acho que se não cumprir o acordo do aumento ou sacanear no Estatuto, temos que paralisar de vez.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!