23/11/2011

Exclusivo: Por pressão o governo nomeará professores excedentes e pagará reajuste!!!

           O blog sai na frente com essa boa notícia. Em conversa com o presidente do SINPROESEMMA Júlio Pinheiro, este blogueiro foi informado em primeira mão das seguintes informações:

Em reunião do sindicato com o Secretário de Educação Mauro Gurgel realizada nesta quarta-feira, foi confirmado que o governo chamará 1500 professores excedentes do último concurso realizado em 2009. Segundo Júlio a lista de chamada já acontecerá no dia 01 de dezembro.

É claro que o número é ineficiente diante da necessidade do Estado, mas já é um avanço significativo e uma conquista da luta sindical. Vale lembrar que esse era um dos 21 pontos de reivindicações dos 78 dias de greve. Além da luta política sindical, uma outra frente decisiva foi a judicial.

O governo enfrentou diversas ações judiciais, coletivas e individuais, a ponto da Justiça declarar a ilegalidade das contratações temporárias e exigir a nomeação dos excedentes. Não há bondade política do governo que continua o mesmo,enfatizo que o que há é conquista da classe!

DATA DO REAJUSTE

Júlio Pinheiro informou ainda que o governo garantiu pagar o reajuste, retroativo a outubro, até o dia 12 de dezembro. O sindicato havia declarado que pararia caso não fosse estabelecido um prazo determinado.

DÉCIMO TERCEIRO

A data não é novidade, mas o presidente enfatiza que dia 16 os professores receberão seu 13º já integrado ao reajuste de 12%.

CONQUISTA

É preciso acreditar que o caminho é o da luta de classe como diria Karl Marx. Embora as conquistas sejam para a categoria, quem lutou e quem torceu contra, os ganhos são para toda a educação que reflete diretamente na sociedade. O próximo passo é o Estatuto do Magistério...a luta só está começando.

11 comentários:

  1. Alana20:53

    Carlos quando essa lista sair, divulgue, por favor, o endereço de acesso dela. Porque nunca consigo acessar o diario oficial do estado. Grata desde já!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:50

    Assis De Deus

    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.mrp-maranhao.blogspot.com%2F&h=lAQHRXChq

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:50

    Assis De Deus

    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.mrp-maranhao.blogspot.com%2F&h=lAQHRXChq

    ResponderExcluir
  4. Oh Carlos, nos mantenha informado de tudo. Não esqueça de divulgar tudo no face, estou ansiosa aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:51

    Hermes, eu sou acho que 1500 é um número muito pouco para as reais demandas precárias do estado na educação. Creio que existam cerca de pelo menos 20 mil professores contratados no último seletivo em 2010. O que irá acontecer essa lacuna? O governo vai fazer outro concurso em 2012? Vai realizar outro seletivo, despachando os atuais contratados? Ou vai renovar ilegalmente por mais um ano os cargos dos educadores contratados? Porque ficar da forma que está é impossível obter uma educação justa, digna e de qualidade para a população. Entretanto, reconheço que mesmo sendo poucos os números de nomeações anunciado, é uma conquista da luta de classe dos trabalhadores do último ato grevista da categoria. No mais vamos aguardar os acontecimentos.
    Abraços...
    Professor Waldimir Júnior.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15:04

    Estou na posição 96º (Ensino Médio Matemática para Imperatriz. Será que quando dividir esses mil e quinhentos vai sobrar algo pra mim? Sendo que até agora só chamaram (no meu cargo) 20 pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:49

    Já ouvi dizer que o tal Secretário de planejamento,,,aquele lá de Brasília FABIO GONDIM, lembram!! aquele q tentou mudar o calendário do pagamento dos servidores,,pois eh..stão dizendo que ele ñ quer liberar as nomeações dos 1.500 excedentes..pode...claro q pode, afinal esse é o melhor governo da vida dele...thcanrannnn....

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16:16

    Euzinha...
    sÓ QUERIA QUE A GOVERNADORA FIZESSE JUSTIÇA. PORQUE CHAMAR SÓ 1500 EXCEDENTES SE TODOS QUE ESTÃO NA EXCEDENCIA MERECEM O MESMO PRIVILÉGIO. qUE NINGUEM FIQUE DE FORAEQUE O NOSSO REPRESENTANTE Júlio Pinheiro lute por todos e não se acomodesó com os 1500 que forem chamados.

    ResponderExcluir
  9. querido quando sairá essa lista,estou muito ansiosa!

    ResponderExcluir
  10. querido quando sairá essa lista,estou muito ansiosa!

    ResponderExcluir
  11. Qualquer educador que está ou não na rede sabe da demanda de profissionais e, por isso, sabe também da insuficiência nesse número. Sabemos ainda que muitas dessas convocações fazem parte da mesma quantidade de vagas oferecidas em edital, uma vez que MUITOS não assumiram ou, o que comumente tem acontecido, devido condições precárias de trabalho e distancia, desistiram (caso de interiores).
    Em uma de minhas escolas, por exemplo, temos carência de 5 vagas em áreas distintas e NÃO houve convocação, exatamente pq os aprovados nas vagas do edital foram chamados no início da vigência do concurso.
    Portanto, os convocados são para vagas não preenchidas em sua maioria, não para vagas que EXISTEM e serão certamente preenchidas com contratos.
    Para os professores nomeados, isso é ótimo. Mas o quadro precário de pessoal não se altera e a educação continua à deriva...

    Então vejamos se essa pressão no governo acontece:

    - Governo cumpre o piso: precarizando a gratificação;
    - Governo da reajuste:parcelado a perder de vista, valor inferior e alterando a política salarial, pra pior, claro.
    - Governo paga reajuste: atrasado e dá calote em aposentados;
    - Governo convoca excedentes:ignorando a real demanda.

    O Governo está cumprindo sua parte, ou está tentando calar a categoria?
    Enquanto isso o Sinproesemma vende a ideia que melhor isso do que nada...
    E nem preciso dizer quem são os prejudicados!

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!