09/11/2011

Estudantes da USP entram em greve após ação da polícia


Só no Brasil político corrupto (Geraldo Alckmin) manda sua polícia truculenta espancar e prender estudantes inocentes em luta por uma Universidade livre. O ditadorzinho ainda disse que os estudantes é que não são democráticos. É mole!? Veja a repercussão no blog O folheto de meu amigo e colega professor Edvan.

Depois de reintegração de posse em prédio da reitoria da universidade, estudantes optam por paralisar atividades

  
Alunos fazem assembleia e entram em greve geral  na USP

Cerca de dois mil alunos da USP decidiram em assembleia realizada na noite desta terça-feira (8) entrar em greve após prisões durante reintegração de posse em prédio da reitoria da universidade.
Os estudantes são contrários ao convênio entre a universidade e a Polícia Militar.
O encontro foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que representa todos os alunos da universidade. A PM está com policiamento reforçado no campus da universidade.


Os alunos detidos em prédio da reitoria da USP na madrugada desta terça-feira (7) pagaram a fiança e assinaram alvará de soltura. Eles foram encaminhados para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) . No total, R$ 39.240 foram pagos para 72 pessoas _68 alunos e quatro funcionários.
O estudante que se identificou como Bruno, do curso de Ciências Sociais, afirmou que a "prisão foi política, sem motivação legal".

A polícia retificou o número de detidos de 73 para 72. Todos foram presos em flagrante e indiciados por crimes de desobediência e dano ao patrimônio público e terão que pagar um salário mínimo de fiança.
Além do depoimento, a polícia apresentou um questionário com 12 perguntas sobre a ocupação da universidade. Nenhum dos alunos ouvidos respondeu a essas perguntas.


 Ninguém ficou ferido, mas o clima de tensão continuou na universidade, com aulas suspensas, assembleias estudantis e barricadas na entrada de prédios. A PM informou que manterá dois pelotões na área por tempo indeterminado.

A desocupação teve início às 5h10. Munidos de cassetetes, escudos e armas com balas de borracha, 400 policiais arrombaram um portão que dá acesso à Reitoria e foram de encontro aos estudantes, com apoio aéreo de dois helicópteros. O prédio, de seis andares, foi cercado. Às 5h25, grande parte do estudantes já havia sido retirada, pacificamente. Um grupo de alunos ainda realizou um protesto, com palavras de ordem contra a ação. Dois estudantes tentaram furar o bloqueio feito pelos PMs. Um deles foi detido.
O efetivo empregado pela corporação, segundo o comando no local, foi necessário para garantir a integridade física de todos. "Esse efetivo foi deslocado para a universidade justamente para que tudo ocorresse pacificamente", afirmou a coronel Maria Aparecida de Carvalho.


À tarde, uma passeata com cerca de 150 estudantes marchou do câmpus até a delegacia. Eles chegaram gritando palavras de ordem contra a PM e a favor dos detidos: "Libertem nossos presos! Libertem nossos presos!" Todos pararam na porta. A entrada foi impedida pela Força Tática e pela Rocam, que montaram uma barreira com escudos e cassetetes.

* Com informações da Agência Estado
Fonte: IG

Um comentário:

  1. Pois é. Lamentável (mas compreensível, afinal vc é um esquerdista que saiu do PT mas o PT não saiu de você)ver vc defender aqueles vagabundos da USP que defendem o "direito" de fumar a sua maconha numa boa sem serem perturbados por ninguém, como se o espaço da universidade estivesse fora do alcance da Constituição Federal que inclui a PM no Estado Democrático de Direito.
    Mas a sua tentativa de responsabilizar o governo do PSDB (é só isso o que vc tem em mente)por uma falsa truculência policial é de uma desonestidade intelectual vergonhosa.
    Professor: imagino o que suas aulas de história devem ser: uma "releitura" contra os fatos!Claro que você sabe que a reintegração de posse é uma decisão judicial que, como todas as vezes acontece com esse tipo de decisão, é acompanhada da permissão do uso da força policial em caso de desobediência.
    Meu desencanto com a esquerda deve-se A dois motivos: primeiro e mais importante, a esquerda não produziu outra coisa senão cadaveres (milhões deles) e, segundo, por gente como você que ao arrepio dos fatos, defende e propaga uma mentira. Jamais votei em Alckmin já que não eleitor em São Paulo, claro. Mas sou eleitor da VERDADE. VERDADE que vc escamoteia no seu blog com um post como este.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!