25/10/2011

Professor Magno Urbano sobre Wladmir Herzog

Segue comentário do meu amigo, companheiro e mestre Magno Urbano, sobre a missa de sétimo dia do jornalista comunista Wladmir Herzog, assassinado pelo regime militar brasileiro. Professor Magno é paulista e há décadas mora em Imperatriz onde é professor da Uema da rede estadual e publicou diversos livros didáticos na área de química trabalhados em escolas de todo o Brasil. Ativista político nos tempos das ontológicas greves do ABC paulista, presenciou diversos momentos da história da esquerda brasileira, como bem relata abaixo:

A missa de sétimo dia foi celebrada na Catedral da Praça da Sé por Evaristo Arns.Os estudantes da USP suspenderam as aulas. Nós fomos àquela missa!

Igreja lotada, escadarias e praça.Eu estava lá e tinha 25 anos com meus sonhos libertários e leituras do meu povo!!!

Um pormenor típico daqueles tempos de chumbo e pavor:todo local foi cercado por um batalhão do exército com armas e cães adestrados.Fomos todos fotografados...(risos)

Um porém: na mesma época foi também vitimado pela tortura o operário Manoel Fiel Filho.Símbolo da luta dos metalúrgicos.

As recomendações eram para que ninguem fosse a tal missa.Nunca meus pais ficaram sabendo do meu gesto atrevido...

OBS.Eu nem lembrava mais disso. Teu apurado tino de historiador comprometido criou-me asas, embora num voo triste e amargo...

Um forte e fraterno abraço!

prof.Magno Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!