25/10/2011

1975 - Dia do Herzog


 

Herzog, na
foto montada
por seus
assassinos



Dia 25 d Outubro de 1975, o jornalista Wlamir Herzog foi torturado até a morte por asfixia, no Doi-Codi-SP, o jornalista da TV Cultura Wladimir Herzog, 38 anos. O Legista Harry Shibata atesta suicídio, sem ver o corpo. O assassinato provoca o 1º protesto de massas desde o AI-5, na missa de 7º dia.



Um comentário:

  1. Anônimo02:44

    A missa de sétimo dia foi celebrada na Catedral da Praça da Sé por Evaristo Arns.Os estudantes da USP suspenderam as aulas. Nós fomos àquela missa!

    Igreja lotada, escadarias e praça.Eu estava lá e tinha 25 anos com meus sonhos libertários e leituras do meu povo!!!

    Um pormenor típico daqueles tempos de chumbo e pavor:todo local foi cercado por um batalhão do exército com armas e cães adestrados.Fomos todos fotografados...(risos)

    Um porém: na mesma época foi também vitimado pela tortura o operário Manoel Fiel Filho.Símbolo da luta dos metalúrgicos.

    As recomendações eram para que ninguem fosse a tal missa.Nunca meus pais ficaram sabendo do meu gesto atrevido...

    OBS.Eu nem lembrava mais disso. Teu apurado tino de historiador comprometido criou-me asas, embora num voo triste e amargo...

    Um forte e fraterno abraço!

    prof.Magno Urbano

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!