19/10/2011

Dia do Piauí, uma homenagem.

"A 19 de outubro de 1822 foi proclamada, em Parnaíba, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros, a independência do Piauí e D. Pedro I aclamado imperador constitucional. Nessa data, é hoje comemorado o Dia do Piauí. Entretanto, o Piauí ficou sob domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o estado independente em Oeiras.

Em 13 de março de 1823, travou-se, à margem do rio Jenipapo, em Campo Maior, a mais sangrenta, e possivelmente única, batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional, a Batalha do Jenipapo, onde centenas de piauiense e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados, escrevendo com o seu sangue uma das páginas mais gloriosas da história nacional.

Independe o Piauí, a vila da Mocha foi escolhida para a capital, com o título de cidade e o nome de Oeiras, em homenagem ao conde de Oeiras, mais tarde Marquês de Pombal. Como cidade floresceu rapidamente, tornando-se o centro mais importante do novo estado."

O Piauí, Oeiras e a Independência no norte do Brasil ( Piauí, Maranhão e Pará)são objetos de estudo de uma pesquisa científica que desenvolvi e que se transformou em livro com o título: Oeiras nas lutas pela Independência no Norte do Brasil. Nesta data, em homenagem ao Piauí recordo momentos especiais do lançamento do livro na ex-capital piauiense, minha terra natal, em 2007.


Clique na foto pra ampliar.
  Com o então governador do Piauí, hoje senador, Wellinton Dias (PT) no aeroporto de Oeiras.
 Entrega da medalha do Mérito Renascença e o diploma de Comendador do Piauí, honraria concedida a este educador blogueiro pelo também oeirense governador Welington Dias.
 Café da manhã com o Welington Dias na residência de Francisco Guedes, meu tio, com quem o governador viveu parte da infância em Oeiras.
 Lançamento do livro e noite de autógrafo  na Casa das Artes em Oeiras.
 Carlos Hermes, tia Dona, Francisco Guedes Filho, atual Secretário de Desenvolvimento Social do Piauí, e ex-assessor de Welington e Francisco Guedes pai.

Geraldo Azevedo em show no IV Festival de Cultura de Oeiras em 2007.

Um comentário:

  1. Parabens, companheiro, Carlos Hermes.

    Não conhecia seu trabalho sobre o Piauí e nem sabis que era piauiensse. Não sou piauiense mas é uma terra que gosto muito e que muito tem me servido, pois como Timonense tenho recebido muitos beneficios do estado.

    Gostaria muito de adquirir um exemplar desse livro.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!