06/09/2011

NOTÍCIA FALSA SOBRE ABSORÇÃO ATÔMICA DO CESI‏-UEMA

Expedito Barroso
Recebi este e-mail do professor Expedito Barroso, diretor do Cesi-Uema que responde com veemência às acusações falsas do blogueiro Carlos Gaby sobre má gestão de equipamentos de laboratórios:
Diz Barroso:
Carlos Gaby,
Esperando-o conhecedor dos princípios elementares do jornalismo, venho reafirmar a você um deles, que é o de narrar o fato jornalístico tal como ele é, e não como se quer que seja.

Para isso, ouvir as impressões e de todos, é elementar. Dito isto, repilo sua postagem do dia 05 de setembro, estranhamente repetida três vezes, e exigr sua retratação postando esse e-mail no seu blog, por ser sua postagem uma ilação, inverídica, e atentar contra a honestidade científica e intelectual e a ética de vários professores pesquisadores que desenvolvem atividades de pesquisa utilizando a espectrometria de absorção atômica nas áreas das Ciências Naturais e Ciências Agrárias no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz CESI/UEMA.

Adquido com recursos da FINEP, o equipamento citado de modo leviano por você como "enferrujando", foi instalado em 2008, e desde aquela data, o mesmo está em pleno funcionamento. Veja os indicadores: 21 projetos de pesquisa desenvolvidos ou em execução, 09 Bolsas de Iniciação Científica da UEMA, FAPEMA ou CNPq, para formação e capacitação de alunos de alunos na pesquisa, 03 trabalhos de Pós-Graduação.

Vários desses trabalhos inclusive, foram premiados em eventos estaduais como o SEMIC/UEMA e a FECITEC, e foram apresentados em eventos nacionais como Congresso Brasileiro de Agronomia CBA, da Associação Brasileira dse Química - ABQ e da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e em eventos internacionais como a MILSET-Chile. Já foi realizado trabalho conjunto com pesquisador da UFMA, e até consultoria para a Defensoria Pública do Estado do Maranhão sobre a poluição hídrica da localidade Piquiá de Baixo foi feita usando o equipamento.

Atualmente, o Professor Dr. Jorge Diniz de Oliveira, principal usuário do equipamento, e Chefe do Departamento de Química e Biologia, órgão onde o equipamento está patrimoniado, tem um projeto de pesquisa financiado plea FAPEMA, e duas Bolsas de Iniciação Científica, uma BIC/UEMA e uma BIC/FAPEMA, que serão desenvolvidos e executados utilizando o Espectrômetro.

O que o blogueiro cita como incompetência, má vontade e má gestão, é facilmente constatado como leviandade, desconhecimento e preguiça intelectual pelos dados apresentados acima, acrescidos ao fato de o CESI/UEMA ter sáido de 06 Bolsas de Iniciação Científica em 2006 para uma média de aproximadamente 20 por ano nos últimos 05 anos, trabalho coletivo liderado por essa Direção. Além, de ter sido por mim viabilizado com Deputados Federais cerca de seiscentos mil reais do OGU, para aquisição de equipamento para o CESI, de ter sido viabilizada a cessão de 5 hectares do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz - SINRURAL, para a construção e implantação do campus de Ciências Agrária com recursos do orçamento da União de 2011 via emenda da bancada federal maranhense, da viabilização de publicação de livros, de atividades de extensão, de participação junto à sociedade como Conselhos os mais diversos, etc. Tudo disponível nos sítios do governo [CGU, MEC, Câmara], na plataforma Lattes, no sítio da UEMA, nos anais dos congressos, na UFMA, na Defensoria Pública do maranhão e noticiários.

E concordo com você que é vergonhoso usar da futrica política, principalmente para atacar o trabalho de professores, pesquisadores e gestores da UEMA. E mais: é descreditório.

Quanto à sua "fonte" docente, não sei se se trata de algum colega da Universidade Estadual. Sei que ela é imprópria para o consumo, pelo menos dos homens e mulheres que tem na verdade, no trabalho, no compromisso social e na decência algumas das virtudes de vida e de conduta.

Quanto a tentar macular a imagem do IFMA da forma como foi escrito, assim como em relação à UEMA, é uma aula às avessas: de total ausência do fazer jornalístico. Mais uma barrigada: o CETECMA não está funcionando precariamente, está fechado. Repelindo de forma convicta uma vez mais, e esperando sua dignidade em publicar o que escrevi da forma com você fez com seu post, seria bom para a Educação em Imperatriz que o blogueiro contribuísse com uma atitude proativa, séria e responsável na cosnolidação da nossa cidade como Polo de Ensino Superior, em vez de fazer o que faz.

Como cantou o poeta Gilberto Gil: se oriente rapaz.

Prof. M.Sc. Antonio Expedito F. B. de Carvalho
Diretor CESI/UEMA

Comentário do Blog: Há de se questionar: o que teria levado Carlos Gaby, blogueiro orgânico do grupo Sarney, a fazer uma acusação de tamanha infelicidade e falta de fundamento ou mesmo noção básico do bom senso? Será que tem algo a ver com o fato de Expedito ser apresentado com pré-candidato a prefeito?

E se for isso, de quem partiria tal orientação?

2 comentários:

  1. Anônimo13:42

    Vou explicar.Tudo não passou de um equívoco da equação de Max Plank e Einstein:

    O Espectrofotômetro de Massa e Absorção Atômico-Jornalístico do meu amigo Gabi estava avariado...Em decorrência disso feixes e feixes de fótons emitidos por tal aparelho e seus devidos comprimentos de onda evadiram-se sala afora.Foi cátion sódio e potássio celular prá tudo que é lado.Nem o ventilador foi poupado..

    Eu avisei Gabi no seu blog...Bem que eu avisei: "meu amigo delete essa coisa e caso porventura Coló na sua celebérrima colunasssa,tenha preparado matéria, rogue a ele deleta-la...Nas palavras do Cap.Nascimento, "issu vai dá merda, podis crê mermão".

    Possivelmente, caso Gabi consultasse os eméritos papas da Química Analitica (A.R. Voguel, T.D. Barner, M.Thomas e o russo Kraminik Bolsoi) tal erro não ocorreria!!!

    Pois bem, tal matéria não foi alvissareira.Doutores e mestres em Química, pesquisadores da UEMA e colaboradores do Instituto de Física Nuclear da USP,da qual sou oriundo, estavam diuturnamente preparando coquetéis Molotov e artefatos de Plutônio 90 e Césio 137 para espargir na porta do Prensa Libre (cá entre nós,semanário esse, escarlate-bolchevique à serviço de Moscou).Sacanagem mermão Hermes!!!Ainda bem consegui demove-los do intento!

    Há que evidenciar que, o prof.Doutor em Química Jorge Diniz, coordenador da equipe Bomba de Cobalto, brandia enraivecido (que não lhe é do feitio),na porta do laboratório, uma borduna de maracatiara advinda das tribos da Madre de Deus-SL...

    Ainda bem que tudo voltou ao normal.Pacen in terris diria el Santo Papa!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:47

    Esqueci de postar mediante fluxo de elétrons (cátions não!)meu nome na postagem acima

    prof.Magno Urbano, assino e envio fraterno abraço a todos (inclusive ao espectrofotômetro)

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!