28/08/2011

Pressionado, governo Dilma anuncia retomada da reforma agrária


Depois de uma semana de intensa pressão de milhares de camponeses acampados em Brasília, Palácio do Planalto diz que vai lançar programa de assentamentos para 2012-2014 e liberar R$ 400 milhões para o Incra imediatamente. “Vocês conseguiram recolocar a reforma agrária no centro da pauta de discussão do governo Dilma", diz ministro Gilberto Carvalho. "Esta semana foi um marco histórico", afirma MST.

Najla Passos - Especial para a Carta Maior

BRASÍLIA – Pressionado durante toda a semana por milhares de trabalhadores rurais acampados em Brasília e em manifestações pelo país, o governo aceitou retomar a reforma agrária. Vai preparar um programa de assentamentos com metas para os próximos três anos. E liberar, de imediato, R$ 400 milhões para compra de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As medidas foram anunciadas na noite desta sexta-feira (26/08) pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, após horas de negociações com lideranças da Via Campesina, que promovou a mobilização। Principal interlocutor do Palácio do Planalto junto aos movimentos sociais, o ministro foi até o acampamento central improvisado por cerca de 4 mil camponeses, para fazer o anúncio. “Vocês conseguiram recolocar a reforma agrária no centro da pauta de discussão do governo Dilma”, disse Carvalho aos sem-terra.


2 comentários:

  1. Anônimo12:35

    Se depender do Pt,a refotma agraria nunca acontecerá aqui no Brasil.Os esquerdistas querem que a reforma agraria seja sempre um objetivo para o futuro,enganando uma legião de analfabetos e e iludidos.Quem quer faz,quem não quer,enrola e ilude.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:43

    Caro amigo Carlos Hermes: 400 milhoês de reais para reforma agraria, em um governo que se dizia "defensor do trabalhador" e somente depois de grande pressão do movimento dos sem terras. È uma vergonha. Pois, o Estado Brasileiro arrecadará mais de 900 bilhoês de reais de impostos neste ano de 2011. Agora para socorrer (ajudar) com BILHÔES de reais a grandes grupos econômicos atraves do BNDES, aí sim, o governo se mexe bem rápido. ETA! PT SOCIALISTA.

    ROCHINHA DA NOVA IMPERATRIZ.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!