23/05/2011

Secretaria de educação exclui deficientes físicos

Num momento em que se discute a acessibilidade em todo o país a Secretaria de Educação do Município de Imperatriz fica localizada num prédio de andares e nem mesmo na calçada ou porta de entrada se vê acesso aos deficientes físicos.

BARRADO




Segundo João Batista, presidente do Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA), nesta semana a Secretaria está realizando um treinamento com os Conselhos do município. A atividade seria realizada no andar de cima do alto prédio do órgão municipal de Educação, o problema é que chegando lá João se deparou com uma realidade que não garantia sua inclusão e logo exigiu as condições para seu acesso já que também é conselheiro, o órgão simplesmente não se dispôs a revolver o problema. Imediatamente Batista procurou seus direitos via Promotoria e CMDPD-Conselho Municipal Direitos da Pessoa com Deficiência e com isso conseguiu a transferência do local do evento para um outro ambiente mais acessível, de modo a contemplar a participação de todos os conselheiros.

Um absurdo que a segunda maior cidade do Maranhão tenha uma educação totalmente despreparada e andando na contramão de todos os preceitos legais e educacionais do país que voltam para a inclusão. Parabéns ao João Batista pela consciência e coragem de enfrentar e vencer tantas barreiras.

Um comentário:

  1. Anônimo12:14

    Tudo verdade o nobre professor so não disse quem fez o desmanche da SEMED.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!