05/05/2011

Proposta oficial do governo a ser avaliada em assembleia dos professores.

Os termos deste documento oficial do governo referem-se exatamente ao resultado da reunião de negociação, se é que pode-se chamar assim,do último dia 02 entre a comissão de greve e representantes do executivo. A assembleia marcada para amanhã às 16 horas no Convento das Mercês discutirá a proposta e decidirá pela manutenção ou fim da greve.

Clique na imagem para ampliá-la.


A programação do movimento deve continuar a mesma em todo o Estado. Essa proposta vem cheia de pequenas armadilhas e não satisfaz a categoria justamente por não deixar claro uma série de pontos e principalmente por não resolver Estatuto, reajuste imediato e nem a forma de implantação do Piso.

Professor Nonato viaja hoje a noite para representar Imperatriz na Assembleia de amanhã. Fiquemos atentos.

6 comentários:

  1. Dário Jorge16:28

    Brincadeira essa proposta!ninguém sabe nem quando haverá esse acórdão do STF e muito menos quando o Ministério da Educação dará cumprimento do dispositivo...Do mesmo modo que a ROSENGANA conseguiu com o ministro do STF manter a ilegalidade da greve ele pode mt bem conseguir que eles publiquem esse resultado daqui a 200 anos.....mas vamos ver o que a assembleia vota... sorte pra tds nós!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:03

    É bem vago mesmo, como quase tudo que vem do Governo, mas vamos esperar. Penso que o momento é favorável para a exigência de uma pauta mais contemplativa aos professores e sociedade em geral. Santos

    ResponderExcluir
  3. Inicialmente gostaria de esclarecer que nenhum professor entrou em greve para reivindicar qualquer das propostas que constam nesta nota, e mesmo durante a negociação a proposta do governo não foi esta, vejamos:
    1. O cumprimento da lei do piso condicionado a acórdão é engodo porque a lei está em vigência desde 2008, tanto que só sete estados, e é claro nestes está incluído o Maranhão, não cumprem a referida lei, e mesmo assim a decisão em sede de ADI é de efeito imediato;
    2. Quanto a esperar o Ministério da Educação dar cumprimento ao art. 4º da lei também é conversa para boi dormir, pois é o estado que tem que provar não ter orçamento, mediante apresentação de planilha e plano de carreira para o magistério;
    3. Quanto ao Estatuto, o governo escancara que irá implantar uma mudança na política salarial do professor, mas não especifica qual, e é aí que mora o perigo. Olha a GAM!
    4. A desistência da ação é direito do titular desta, neste caso do estado, dependendo apenas da anuência do Requerido, o Sinproesemma. A ação que tramita no STF é de titularidade do Sindicato e não do Estado cabendo a este a desistência;
    5. Em relação a reposição dos dias descontados, o que foi proposto em mesa de negociação era a restituição mediante compromisso de reposição das aulas, e na nota o que observa-se é que esta pode se dá em diversas parcelas, pois é impossível darmos as aulas normais e repormos ao mesmo tempo mais de 60 dias de greve; ou seja, se recebermos será somente no fim do ano letivo;
    6. E por fim, o governo quando propôs o fim das medidas retaliativas e terroristas, o fez se comprometendo a manter o professor em sua escola de origem, e na nota deixa claro que a decisão será da secretaria de forma extremamente subjetiva.
    Portanto, respondendo sua pergunta, os professores devem permanecer em greve, e este governo deve respeitar aos educadores e aos alunos, os quais já estão se dando conta de que o Governo Roseana é o verdadeiro intransigente e não tem compromisso com a educação. Resultado disso são os movimentos de solidariedade provenientes de várias escolas, e sóa para citar algumas , a passeata organizada pelos alunos do Bacelar Portela, Fernado Perdigão e Bajornas Lobão. A luta continua!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo04:48

    O certo é aguardar esse acordo virar um acordo verdadeiro e não um acordo de brincadeira. Os professores grevistas não são otários, para cair nesta armadilha, preparada pela Roseana.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo07:07

    Que Absurdo!!!!!!! Essa cidadã pensa mesmo que somos trouxas...
    É necessário que haja um exclarecimento aos colegas para que NÃO aceite essa proposta maquiavélica dessa mulher. A greve precisa continuar e agora com mais garra e determinação ou seja agora é necessario RADICALIZAR.
    Chega de tanta enrolação por parte desse governo...
    VAMOS A LUTA A GREVE CONTINUA...!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo08:37

    Os comentários feito por Kátia Ribeiro deixam claro que trata-se de uma grande roubada. É no mínimo arriscado aceitar uma proposta como esta. O sindicato deve estar atento e certamente tem uma contra proposta. Vamos aguardar...mas até lá estamos em greve.
    Na luta.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!