21/04/2011

Coisa do passado: Via Sacra na Av. Beira Rio.

O colega blogueiro Samuel Souza retorna à blogosfera com novo design e força total e trás uma série de imagens da Via Sacra promovida pela Prefeitura de Imperatriz na gestão de Jomar Fernandes que vale a pena conferir.

Eu me lembro que nessa época a cidade toda se concentrava na Beira Rio na Semana Santa para prestigiar a peça teatral encenada por um grupo de jovens ligados á Pastoral da Juventude da Paróquia Menino Jesus, bairro Vila Nova.



Nesta Sexta-Feira Santa desejo reflexão a cerca da paixão de Cristo que foi sacrificado por questionar um sistema opressor de um povo pobre e sofrido. Que seu exemplo revolucionário de amor ao próximo sirva para que reflitemos e questionemos os valores da sociedade moderna capitalista bem mais opressora que a romana enfrentada por Jesus.

Como diria Leonardo Boff em outras palavras: Cristo não está na propaganda de chocolate em forma de Ovo da Páscoa, mas está nos milhões de seres humanos explorados, levados à miséria e desumanizados pelas indústrias de chocolates da vida e seus aparatos midiáticos. Pessoas que vivem diariamente sua via crusis carregam uma pesada cruz e sangram com as fortes chibatadas de uma sociedade que respira consumo, trata melhor aos cachorros de raça que ao próprio ser humano.



Pascoa é passagem para a vida. O Cristo que acredito vive no meio de nós, quase nunca é visto e quase sempre é excluído.




Um comentário:

  1. Anônimo12:15

    Hoje o que se tem na Beira Rio é:
    -boate e bares funcionando a madrugada toda
    -carros com som no mais alto volume
    -menores de idade embriagados
    -prostituição
    -comércio de drogas
    -crack, cocaina, inalantes
    -roubos, arrombamentos,assaltos
    -tiroteios, facadas,garrafadas
    -brigas, mutilações
    -atropelamentos,óbitos
    -urina na porta dos moradores
    -vômito nas calçadas
    -preservativos usados
    -destruição do patrimônio público
    -copos,garrafas,latas,lixo
    -gritos, buzinas,alarmes de carros
    -190
    -mesas,cadeiras,motos e carros sobre calçadas
    -o tridente elegante do Capeta imperando de domingo a domingo, não respeitando nem feriados como Natal, finados, sexta feira santa etecetera e tal!
    -ausencia e conivência do Prefeito

    Algumas considerações:
    Na época do Jomar nada disso existia na 15 de novembro,Beira Rio e proximidades.
    Foi protocolado no Gabinete do Prefeito no dia 10/07/09 amplo abaixo assinado de moradores, relatando fatos,expondo arcaboço legal, suplicando providências.
    Nada foi feito!

    Solução:
    Se o Capeta for convidado a ir dormir mais cedo, o que recomenda a Lei Municipal, Estadual e Federal a ordem, os valores morais,o direito ao repouso e a paz triunfarão!

    Borduna de Babaçu (no aguardo de manifestação do Prefeito)

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!