30/04/2011

Feliz Dia do Trabalhador a todos os companheiros!

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio:


Foi no dia 1º de Maio de 1886, que 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.


Ainda inconformados, pois consideravam abusivas as horas diárias de trabalho, por isso, os operários voltaram às ruas quatro dias depois, no dia 5 de Maio de 1886, e foram novamente reprimidos. Com oito líderes presos, quatro trabalhadores executados e três condenados a prisão perpétua.


Mas a luta não parou e com a solidariedade internacional que pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros do júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os três presos.


Foi então que em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. Mas foi somente no ano em 1890, que os trabalhadores americanos conquistaram a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.



Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.



Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Um comentário:

  1. Profº Stenio José11:18

    Antes de tudo quero desejar um bom dia do trabalho para todos os trabalhadores do nosso Brasil e especialmente muita força, coragem e determinação para todos que militam na categoria na qual faço parte. Sendo assim deixo registrado o texto muito interessante do Profº Fábio Gonçalves( Claro de Poções-MG) que retrata com veracidade o perfil da nossa situação:

    "CREDO DO(A) PROFESSOR(A)"

    Creio no professor que nunca foi todo-poderoso, recriador do papel de pai e mãe aqui na Terra, e em sua formação humana, única tábua de formação, que foi concebida pelo descaso das autoridades e do sistema educacional do nosso país.
    Nasceu da crença e do idealismo, padeceu sob os poderes ditadores do Estado, foi crucificado pela evasão e pelo baixo rendimento, morto pelo salário de fome e sepultado pela indiferença e pela ausência de políticas educativas e salariais justas.
    Desceu a mansão de status, ressuscita todos os dias a tênue esperança que ainda resta. Sobe aos céus, porque só DEUS escuta os seus lamentos.
    Não está sentado à direita porque a direita é opressora. Está sentado à esquerda, porque é marginalizado. Donde há de ressurgir das cinzas para formar, com eficácia os homens e mulheres do nosso tempo.
    Creio no bom senso dos parcos bons administradores na santa união de classe, no compromisso da família, na ação consciente de cada um, na ressurreição da autoestima, na vida plena. Amém.

    ( Jornal Mundo Jovem, OUT-2010)

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!