09/04/2011

Curso de Enfermagem em Imperatriz ensina o uso correto de medicamentos

O curso de Enfermagem desenvolve desde maio de 2010 um projeto de pesquisa e extensão com idosos da cidade.



O objetivo é orientar sobre o uso correto de medicamentos, alertando para os riscos da automedicação. O grupo é composto por seis alunos, coordenados pelo professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro. Os trabalhos são desenvolvidos em três instituições que cuidam de idosos na cidade. As entidades escolhidas foram a Casa do Idoso, ligado à Prefeitura Municipal de Imperatriz, o abrigo Lar São Francisco de Assis e o Centro de Convivência Esperança, ligado à Igreja Assembléia de Deus.




Para o professor Paulo Roberto da Silva, a principal deficiência identificada nas entidades estudadas foi a falta de conhecimento dos idosos sobre o uso correto dos medicamentos. Há dúvidas com relação à quantidade de dosagem, a frequência que os remédios devem ser ingeridos e o tipo de líquido que deve acompanhar os medicamentos. Para amenizar as dificuldades o grupo realiza palestras com funcionários e idosos das instituições. O professor ainda alerta sobre os riscos da automedicação. Dos 209 idosos entrevistados, 84% deles tinham o hábito de tomar remédios sem prescrição médica.




“Muitos idosos tomam os medicamentos prescritos pelo médico com remédios comprados na farmácia, sem receita e chás caseiros que acabam causando reações e complicações”, afirma Paulo Roberto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de internações por reação a remédios ultrapassa 10% e esse número tende a aumentar em idosos.




Dos pesquisados, 47% deles tomavam mais de três medicamentos por dia e 53% tomavam pelo menos um comprimido diariamente, principalmente para doenças crônicas com hipertensão e diabetes. Por Adriano Almeida ASCO/UFMA/Imperatirz BNC Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!