11/03/2011

Deputado Petista cobra aprovação imediata do Estatuto do Educador

Por Carlos Alexandre
O deputado Bira do Pindaré (PT), na manhã desta quinta-feira (10), demonstrou seu contínuo apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino. A paralisação começou na última terça-feira (01/03) e completa hoje 10 dias.
De acordo com o parlamentar, o governo estadual tenta desqualificar a greve dos professores, passando a ideia de que a greve é injusta. “Então é preciso que a gente conteste as informações da forma que o governo está apresentando. Porque me parece que é uma tentativa de manipulação da opinião pública, é uma tentativa de distorcer os fatos que existem em torno de um movimento como esse. O que nós queremos é discutir a educação”, afirmou.
Bira destacou algumas das reivindicações dos professores e lembrou que a situação das escolas públicas no Estado é caótica. “O fechamento de turnos nas escolas, com professores que foram aprovados e que estão aí na condição de excedentes e não são chamados, que estão à espera dessa nomeação. A falta de estrutura física nas escolas, até carteiras. Os estudantes chegam à sala de aula e não encontram carteira para sentar... A superlotação das turmas, uma reclamação recorrente dos professores e que compromete, sabidamente, a qualidade do ensino. Há turmas com 70 alunos, com 80 alunos, é um absurdo, é absolutamente inviável se desenvolver qualquer método de aprendizagem com uma turma superlotada, além da extinção de vagas e outras questões que eles levantam”, disse Bira.
O deputado exigiu da governadora Roseana Sarney e da base governista na Assembleia Legislativa um tratamento mais humanizado com os professores e que o governo olhe com atenção a situação vivida pelos educadores. “Faço um apelo à base do governo, à governadora para que a gente trate este assunto com seriedade, que a gente trate de frente, que a gente não tente fazer uma disputa junto à opinião pública, que a gente possa trazer esta discussão com a transparência necessária, com a seriedade necessária, procurando resolver o problema, que é um problema que afeta a todos nós, a todo o Maranhão”.
Bira encerrou seu pronunciamento ressaltando que os professores em greve, estão apenas exigindo seus direitos básicos para o exercício da profissão. “Eles não estão pedindo regalias, eles não estão pedindo privilégios, eles estão pedindo apenas que o Estatuto da Educação, o Estatuto do Educador possa ser trazido para a discussão na Assembleia Legislativa”, concluiu.
Fonte:Agência Assembleia

Um comentário:

  1. Anônimo16:38

    Professores e professoras, precisamos mudar a educação do Maranhão e de Imperatriz em especial, vamos mudar os representantes de Governo de nossa ilustre governadora. Sra. Remédios e Sra. Wilma Conceição precisam sair da Unidade Regional de Educação ambas não estão qualificadas para assumirem cargos tão delicados e merecedores de PROFISSIONAIS COMPETENTES. Para inicio de conversa não são efetivas do Estado e estão se utilizando de abuso de poder coagir educadores, humilhar, falar alto como se estivessem gritando com os cachorrinhos de suas respectivas casas. Fora isto, as ações de corrupção que estão sendo realizadas sem o conhecimento do gestor. São pessoas de baixo escalão.Excelentíssima Governadora baixe uma sindicância.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!