26/02/2011

Morre Virgílio Moura, liderança histórica do PT de Imperatriz

Vigílio com a esposa Maria das Graças e as filhas Nayra e Nádia.

Faleceu na madrugada deste sábado,26, em Teresina, o condutor de máquinas pesadas e construtor Vigílio Moura, um militante histórico do Partido dos Trabalhadores de Imperatriz. Há algumas semanas Vigílio se encontrava em Teresina lutando contra um câncer que atingiu violentamente seu fígado e pâncreas. Às três horas da madrugada deste sábado, o velho guerreiro não resistiu e deixou familiares e muitos amigos.

Desde que foi detectado o câncer, militantes históricos do PT de Imperatriz se juntaram em apoio à família de Moura. Mesmo estando despachado pelos médicos, a família, amigos e companheiros históricos do partido não desistiram e lutaram até o último minuto por sua vida. Nesta semana, a advogada e histórica petista Adilene Ramos, o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes e a ex-deputada Terezinha Fernandes se deslocaram a Teresina na busca por transferir Vigílio para o hospital São Marcos, referência nacional em tratamento de câncer. Conseguiram, mas já não havia recuperação. A degeneração dos órgãos aconteceu rapidamente.

História de luta

Vigílio Moura chegou ao PT ainda no início de sua existência, na década de 80, e sempre foi uma referência de luta no partido e nos movimentos sociais de Imperatriz e região tocantina. Na década de 80 foi o organizador do Sindicato dos trabalhadores em máquinas pesadas de Imperatriz, contribui diretamente com as atividades da Ong FASE-Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional, coordenada à época pela socióloga e professora Deide Luci.

Atuação política

Moura foi candidato a vereador em Imperatriz em 1996, obtendo mais de 600 votos e ficando como segundo suplente. Pela referência construída, era sempre lembrado pelo PT para candidatura ao senado representando a região tocantina. Por ter sido pré-candidato ao senado passou a ser carinhosamente chamado pelos amigos de "senador Virgílio".

Braço forte

Vigílio sempre foi um braço forte dos movimentos sociais de ocupação de áreas urbanas e rurais de Imperatriz e região, ajudando o MST a fundar diversos assentamentos onde hoje é conhecido e respeitado, a exemplo da Califórnia, Vila Conceição, Alegria, 13 de maio,Alegria dentre outros. Na área urbana de Imperatriz Moura ajudou na ocupação de diversos bairros na região do Bacurí e Santa Rita.

Segundo a professora Regina Célia, ex-presidente do PT e militante histórica dos movimentos sociais, Vigílio Moura foi um petista 24 horas por dia, estava sempre à disposição pra luta com a mesma garra, alegria e solidariedade. “Não existia distância e nem atividade que recebesse uma negativa de Vigílio”, diz ela.

Vai um velho guerreiro, fica o exemplo de uma vida dedicada à luta por dignidade humana. Fica o sorriso sempre fraterno e solidário de quem construiu amor e amizade por onde quer que tenha passado. Este blogueiro é um dos que cativados por sua amizade e simplicidade hoje sofre por sua partida.

Vá em paz velho guerreiro, o PT de Imperatriz sangra e chora com sua partida!!

Toyota usada por Vigílio em quase toda sua militância, sempre presente, carregando trabalhadores rurais, nas lutas pela reforma agrária na região tocantina, assim como em campanhas do PT desde a década de 80. Carinhosamente chamada pelos companheiros de Toyota treme-treme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!