25/02/2011

Barragem de Estreito ameaça inundar Carolina

Estou em Carolina e nas próximas semanas estarei aqui ministrando aulas pela Universidade Estadual do Maranhão, Programa Darcy Ribeiro, todas as quintas e sextas-feira. Nesse período estarei postando sobre a cidade, sua história, seu potencial turístico, sua gente e seus problemas.

Nesta primeira nota posto aqui uma denúncia grave, o Consórcio de Empresas que constroem a Hidrelétrica de Estreito, como já esperado, está comentendo sérios crimes contra a cidade e toda a região abrangida pelo gigantesco projeto.

Sem nenhum exagero, digo que a cidade de Carolina sobre um sério risco de ser inundada com a cheia do Rio Tocantins, provocada pela Barragem. De modo que partes importantes de sua área urbana já se encontra submersa, destruíndo histórias de uma cidade centenária.
Veja as fotos tiradas nesta sexta-feira, 25 de fevereiro;
Quem já esteve em Carolina deve ter conhecido a Beira Rio, com praças, quiosques e área de lazer. Nesta foto se vê seus últimos degraus. Segundo moradores, a água tomou toda área em menos de uma semana;
Últimos degraus do que foi a Beira Rio de Carolina;

Esta placa já foi recolhida de um local hoje submerso a mais de dez metros do nível do rio. Os barraqueiros e pescadores estão abandonados e o texto da placa não deixa dúvidas;
Essa foto dá uma ideia mais real da altura do rio em relação à cidade.
Área à margem de onde existiram diversas residencias, já indenizadas, as que restaram hoje são ameaçadas e condenadas a conviver com o perigo constante.
Residencia do senhor Lisboa, 76 anos. Sua familia mora ali desde 1949, a água se aproxima e ele diz ser comum aparecer no quintal gigantescas cobras e outros animais trazidos pelo rio.

Ponte Jacaré que liga o centro da cidade ao bairro Brejim. Esse lago todo que hoje ameaça invadir o bairro, a poucas semanas era apenas um córrego estreito.

Um comentário:

  1. Anônimo17:50

    A situação vai ficar ainda pior quando as águas chegarem no cemiério da cidade, bem perto da ponte do brejinho que você mostrou. Olhe lá como já está!Contaminação meu velho...da braba! E o povo inerte só olhando a desgraça anunciada!

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!