02/11/2010

GENERAL ABREU E LIMA

Mesmo este blogueiro sendo um pretenso historiador, não conhecia este grande brasileiro, imagine a grande população brasileira. Se não fosse por Hugo Chaves, que em todos os seus discursos referentes ao Brasil exalta o grande comandante latino-americano, injustiçado pela nossa historiografia, talvez continuasse anônimo. Chaves é tão apaixonado por este brasileiro,libertador das Américas, que queria levar a Refinaria de Petróleo para Pernambuco e dar a ela o seu nome como homenagem.



QUEM FOI

José Inácio de Abreu e Lima (Recife, 6 de abril de 1794 — Recife, 8 de março de 1869) foi um militar, político, jornalista e escritor. Mesmo sendo brasileiro de nascimento, participou com destaque das guerras de independência da América espanhola. Devido a isso, é conhecido com maior notoriedade como General Abreu e Lima por ter sido um dos generais de Simón Bolívar, um dos principais líderes pela libertação da América espanhola.

Abreu e Lima saiu do Brasil em 1818, após a execução de seu pai o Padre Roma (ex-sacerdote que abandonou a batina para casar-se) em 1817, devido ao envolvimento deste na Revolução Pernambucana.
Incorporou-se ao exército de Bolívar, com a patente de capitão, e participou das batalhas decisivas da luta de libertação da Venezuela e Colômbia. Abreu e Lima é considerado um dos heróis da independência da Venezuela e tem maior reconhecimento nesse país do que no Brasil.

Com a morte de Bolívar, e o não reconhecimento de sua patente pelo governo do General Santander, que o sucedeu, abandonou a Colômbia. Esteve nos Estados Unidos, na Europa e, em seguida, retornou ao Brasil, fixando residência no Rio de Janeiro.
Abreu e Lima é uma figura histórica complexa; mesmo tendo participado ativamente do movimento comandado por Bolívar (de inspiração republicana), ao voltar para o Brasil foi um firme defensor da monarquia brasileira.

Em 1844, retornou a Pernambuco. Foi preso sob a acusação de envolvimento na Revolta Praieira (1848). Em relação a este episódio existem divergências quanto a sua atuação.
Algumas fontes afirmam que ele efetivamente não participou dessa revolta, sendo nela envolvido devido à participação de seus irmãos, razão por que foi depois inocentado dessa acusação. Outras fontes afirmam que ele esteve efetivamente envolvido e que foi posteriormente anistiado pelo governo imperial.

3 comentários:

  1. Anônimo23:29

    VEREADOR BUZUCA PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

    O VEREADOR JOSÉ CARNEIRO POPULARMENTE CHAMADO DE BUZUCA, PODERÁ SER OPÇÃO DO PREFEITO SEBASTIÃO MADEIRA PARA CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ, JÁ QUE O ATUAL PRESIDENTE NÃO CORRESPONDEU COM AS ESPECTATIVAS, HÁ COMENTÁRIOS QUE AS ARTICULAÇÕES COMEÇARAM E QUEM IRÁ FAZER O TRABALHO DE BASTIDORES SERÁ O VEREADOR JOEL GOMES COSTA.

    ResponderExcluir
  2. Celina00:14

    E quantos mais estão perdidos ao longo destes anos de história... Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Olha os nomes...que opções..estamos perdidos...

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!