07/07/2010

Em Tuntum

Desde segunda-feira estou na cidade de Tuntum, a 470 km de Imperatriz. Estou ministrando uma disciplina para estudantes do curso de História da FEST-Faculdade Santa Terezinha que tem na cidade um Pólo com cursos de licenciatura em diversas áreas.

O ritmo é acelerado, por tenho que cumprir uma carga horária extensa e por isso tenho pouco tempo pra acessar a internet e postar no blog, mas sempre que der estarei atualizando nosso espaço.

Ao contrário do que se pensa, Tuntum é uma cidade de quase 40 mil habitantes e com uma bela organização urbana. Politicamente a cidade é ainda uma reprodução das pequenas cidades da velha república, onde duas famílias tradicionais, (os labigós e os cobras) reservam-se no poder local e os eleitores agem como torcedores apaixonados pelos seus times.

Tuntum é cidade do ex-presidente da FEMEM, Cleomar Tema, homem líder dos labigós e figura adorada por boa parte da população. Dizem que Tema fez por Tuntum o que Deoclides fez por Porto Franco. O seu estilo é do político tradicional que tem a cidade como um curral eleitoral fortíssimo, mas não se pode negar que o chamado "Dr. Tema" cuidou muito bem dessa cidade.

Tenho como alunas, a mulher do presidente da Câmara, vereador Paca, e suas 3 filhas; a mulher de outro vereador e a esposa do Secretário de Finanças. Como educador preciso agir com uma certa habilidade, já que dentro das aulas condeno o tipo de política praticada na cidade, mas sei que não posso criar um clima desfavorável ao processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!