10/03/2010

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ACUSADO DE COAGIR DIRETORAS DE ESCOLAS


Ontem recebi um telefonema da diretora de uma escola municipal de Imperatriz, que obviamente não quis se identificar por medo de represálias, acusando o Secretário de Educação do município, professor Zeziel, de coagir as diretoras eleitas pela comunidade escolar.

Segundo a diretora, que se diz uma das vítimas da coação, no momento da diplomação ou formalização do cargo, o Secretário olhando diretamente nos olhos de cada diretor(a), dizia com um tom ameaçador: Você sabe que esse cargo é de confiança do prefeito e que ele pode lhe tomar a qualquer momento, não sabe?

Se confirmada a denúncia a ação do Secretário se configura crime contra o princípio de gestão democrática da educação, previsto em toda a legislação educacional brasileira, já que as diretoras foram eleitas pelo voto da comunidade escolar.

A diretora acusa ainda o Secretário de aparelhar politicamente a máquina da educação em seu favor, visando se cacifar eleitoralmente para 2012. Afirma ainda que os diretores que não entram no jogo, são perseguidos pelo governo.

Alguns blogs já haviam denunciado que a prefeitura só realizou eleições em escolas, cujos diretores não eram do grupo do prefeito. Até agora não tinha nada contra o professor Zeziel, mas se isso se confirmar é vergonhoso.

O espaço está aberto pra respostas.

7 comentários:

  1. Anônimo12:20

    Sendo verdade esse terrorismo é comparável ao que faz o governo federal. E se nao sendo verdade? Você irá atrás dos fatos e vai postar uma retratação?

    ResponderExcluir
  2. bom não tenho procuração de niguém pra sair em sua defesa, mas, defendo o princípio da ampla defesa e por isso, acho pouco provável isso ter ocorrido já que uma diretora eleita pelo voto da comunidade sabe que nem o prefeito tem como revogar a vontade majoritária do povo. Se o fato ocorreu terá que ser provado pela parte que acusa. "ônus da prova"

    ResponderExcluir
  3. Meceno o normal é que não tenha ocorrido, mas onde há fogo há fumaça e a convicção de quem nos falou é muito grande.

    Vou atrás de mais informações.

    ResponderExcluir
  4. aparecida21:26

    Só houve eleição em escolas que não tinha aliado do prefeito isso é verdade.Na escola eliza nunes no sta rita, dois professores lutaram pra serem candidatos e a secretaria barrou os professores, e o atual diretor que ja tem cargo 2 nomeação no estado continua diretor agora por 4 anos.pois aumentaram o ano de mandato. Passaram por cima da lei, a camara aprovou eleição nas escolas do municipio d e 2 em 2 anos, isso aconteceu em várias escolas.E ninguem fes nada.

    ResponderExcluir
  5. Maria Tâmara08:14

    Pois isso é verdade sim. Tem mais. Tão mandando merenda escolar estragada pras escolas. Não sei por que ninguém denuncia. Esse Zeziel é um lobo em pele de cordeiro.

    Na escola onde trabalho chegou carne estragada enviada pela prefeitura.

    ResponderExcluir
  6. além de ser crime contra o princípio de gestão democrática, é crime de coação previsto do Código Penal.
    Meceno, talvez ela não tenha condições de provar da forma como acusa. isso não faz o fato se tornar falso. no máximo, improvável judicialmente.
    No entanto, no aspecto político isso é grave e devemos nos preocupar, pois, não poderemos deixar relegado um direito de escolha conquistado com nossa luta.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Maria Tâmara16:22

    Não conheço o senhor meceno, mas acho que ele deveria se inteirar dos fatos antes de defender o secretário, afirmando que isso não teria como acontecer.

    Teria e aconteceu, assim como ele só fez eleição em escolasonde não haviam aliados. E aí? O senhor vai dizer que é mentira também?

    Não precisa nem de acusação. É só o senhor conversar com qualquer diretor do município.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!