07/03/2010

ANSELMO RAPOSO: NEOPETISTA E VELHO SARNEYSISTA


Há alguns meses me surpreendi ao ler o blog do professor Anselmo Raposo e ver nele posturas altamente petistas, "progressistas", defensor de Lula, Dilma e tudo o mais. Até então se mostrando um blogueiro preocupado em discutir o PT maranhense e, inicialmente, até defender o apoio da sigla à candidatura do deputado Flávio Dino a governador. Confesso que estranhei, mas como as pessoas e o mundo político estão tão dinâmicos, pensei: poxa que mudança bacana, nem parece o veho Raposo de outrora.

De uns tempos pra cá a coisa vem tomando seu rumo natural, ou seja, a máscara vem caindo. No seu blog Anselmo deixa transparecer as velhas posições que o tornaram conhecido no mundo político da academia, mais precisamente na UEMA.

No campo partidário,onde se arrisca a palpitar como um neopetista, começou defendendo candidatura de Monteiro a presidente do PT e hoje, abertamente defende a candidatura de Roseana ao governo do Estado.Agora sim, posso reconhecê-lo.

PARA ENTENDER MELHOR

Nos anos de 2002 e início de 2003, este blogueiro coordenava o Diretório Central dos Estudantes do CESI-UEMA. Na época o Estado era governado por Zé Reinaldo, ainda sarneysista, e a Universidade Estadual era administrada por um grupo oligárquico comandado pelo Reitor César Pires, atual Secretário de Educação de Roseana, e tinha como Pró-Reitor de Graduação o próprio Anselmo Raposo, homem forte desse grupo fiel ao grupo Sarney.

Jamais imaginei que aquele educador conservador, com práticas ultra direitista pudesse vir a ter alguma relação com o PT, claro que não me iludo com isso, sei que o petismo aos poucos se perde com as “necessidades” de concessões institucionais, mas isso não pode ultrapassar a linha tênue da coerência humana.

A conjuntura é volátil e muito conveniente aos que sempre foram voláteis, tornando a dialética o elemento central para o entendimento de um cenário político vazio de qualquer parâmetro ideológico. Anselmo ou os muitos Raposos existentes por aí, talvez sejam o subproduto disso tudo.

4 comentários:

  1. André09:00

    O texto e o conteúdo ficaram muito bons e oportunos. Mas sugiro que corrija o "talvés" por "talvez".
    Obs.: não publique o comentário.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado André e não se preocupe por publicar a correção...falhas desse tipo é comum pra quem escreve todos os dias e as vezes na correria.

    ResponderExcluir
  3. claro que esse foi grotesco e pura falta de atenção...rs

    ResponderExcluir
  4. Caro Hermes
    Somente agora li o seu texto. Acho que o NEO Petista aqui não sou eu, estou filiado ao PT desde 1988, acho que vc não era nem gente nessa época. Quando a minha acadêmica devo corrigi-lo que não fui Pró-Reitor de Graduação de Cesar Pires. Quando César Pires foi Reitor eu era Diretor do CECEN eleito pelos meus pares, na UEMA, implantei o primeiro centro a usar conselho para decidir e por ai vai.
    Agora um professor de história deveria entender que Neo siguinifica novo e já estou lá a alguns anos amigo.
    Posso até ser Neo Sarneysistas mas jamais serei um neo tucano.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!