08/02/2010

Relembrar para não reviver

MARCHA DOS 100 MIL PELO BRASIL E CONTRA FHC E O FMI - BRASÍLIA/1999.

Nesse evento mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil se reuniram em Brasília, lideradas por Lula e os saudosos Brizola e Miguel Arraes, pra dizer não à situação de calamidade em que vivia o país da era FHC e FMI. Foram diversas caravanas de entidades dos movimentos sociais,partidos de esquerda e sociedade civil como um todo.

Quem não se lembra do controle de nossa economia pelo FMI e o Bird? quem conseguiu esquecer dos letais cortes exigidos por esses organismos financeiros nos orçamentos públicos da Saúde, Educação, Saneamento básico, Habitação, etc?. Quem não se revoltou por ter um presidente,FHC, que servia apenas como um gerente dos interesses norteamericanos no Brasil, negando a assistência básica do pobre, para pagar juros exórbitantes.

O país não sabia o que era soberania e se limitava a uma ridícula condição de submissão cega aos ianques e à elite da agroindústria nacional.

IRONIA

Este educador e blogueiro na época presidia a UMES de Imperatriz e já militava no Partido dos Trabalhadores. Me lembro que peguei carona no ônibus do PC do B que vinha de São Luís e nele também estava o então revolucionário presidente do Sindicato dos Jornalistas, e se não me engano, assessor do deputado estadual Jomar Fernandes, Daniel Sousa.Hoje Ouvidor do governo tucano. Aliás, como não sou maniqueísta, tenho que reconhecer e até agradecer, tardiamente, um ato de solidariedade do ex-camarada, que me ofereceu um almoço quando percebeu que eu estava liso. Uma pena que a história tenha tomado um rumo tão nefasto. Além do Ouvidor, o Vice prefeito de Madeira, Gean Carlo, também participou do ato contra as mazelas tucanas. Gean era líder estudantil e já dirigente do PDT.

Na foto abaixo, estou com o professor André Santos, então coordenador do DCE-UEMA,hoje presidente do PT e Josias Moraes,maior líder estudantil da história de Imperatriz que perdeu a vida num acidente trágico e hoje dá nome ao Diretório Central dos Estudantes do CESI-UEMA.


4 comentários:

  1. saudades do Josias Morais, ia ser padrinho da minha filha, realmente o maior militante jovem dessa cidade sem dúvida, sabia que ajudei a carregá-lo e botá-lo na maca do hospital no dia do acidente? pena ter ido. obrigado meu amigo por me presentear com essa foto (copiei pra mim) depois te mando um poesia que compus chamada Josias Morais, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jorge Furtado23:15

    Foi uma grande perda para o movimento estudantil, estivemos juntos quando da fundacao do CAMAT(centro academico de matematica)no qual fui o 1 coordenador.Agradeco pela lembranca.


    Um abraco Fraterno,

    Jorge Furtado.

    ResponderExcluir
  3. carlos hermes cara reproduz ai no blog que os excedentes do concurso estarão se reunindo na quarta feira no simproesemma pra organizar uma representação junto ao MP contra o seletivo do professores do estado. aproveitan aquela materia do site da praça.
    Cara eu lembro de ter visto o Josias horas antes do acidente, te conto melho essa historia ao vivo, ela é interessante!!!

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos Meceno, Furtado e Carlos Leen, realmente Josias marcou muitos de nós, cada um viveu algo diferente que ficou em nossa memória. Eu tb guardo algumas lembranças pessoais na longa história de luta e do curto tempo de vida desse camarada.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!