08/08/2009
Marina da Silva presidenciável
Ao ler o blog do Ricardo Noblat, fiquei triste com a notícia de que a companheira senadora petista, há 30 anos, Marina da Silva resolveu sair do PT pra ser candidata a presidente da República.
Marina já estaria decidida a trocar o PT pelo PV, particularmente tenho bem mais simpatia pelo seu nome do que pelo da Dilma, mas num projeto de esquerda.
Uma pena que a corrente majoritária,hegemônica e fechada, CNB (Construindo um Novo Brasil), antiga Unidade na Luta, comandada por Lula e Dirceu não abra espaço pra nomes históricos do PT, e talvez até com maior aceitação, como é o caso da Marina, Olívio Dutra e até o Eduardo Suplicy.
A contradição está na escolha do PV que apesar do discurso verde, é um partido amarrado à forças conservadoras do agro-negócio e do ruralismo, setores da sociedade que tem projetos contrários ao que Marina e Chico Mendes sempre defenderam. Sarney Filho é o maior exemplo.
Caro Professor Carlos Hermes, é lamentavel para o PT perder pessoas como a senadora Marina da Silva. Pior ainda é a relação com Sarney, Collor e Renan, como explicar a mudança?
ResponderExcluirque projeto de esquerda vc se refere? e quem nos garante que Marina seja eleita pelo PV não possa fazer uma boa gestão para o povo brasileiro e para o meio ambiente? Pois o Lula fazia parte de um projeto de esquerda mas acabou assumindo um projeto do Sarney pai e toda sua quadrilha.
ResponderExcluirCamarada Jhony concordo que o PT fez concessões programáticas fortes, inclusive de princípios ideológicos e éticos. Porém, na macropolítica, não se pode negar avanços significativos que uma matriz ideológica como o PV, não faria e nem fará.
ResponderExcluirSe acontecer, Marina vai pra o partido com base política já estruturada na direita desse país, ela teria poucas chances de colocar em prática seus projetos progressistas, inclusive com relação ao meio ambiente.
Será que ela não sabe disso, parece que você está falando de qualquer politico, você acredita que Marina está indo para um partido sem antes fazer uma análise, uma conversa, acordos? Caro amigo na conjuntura que o Brasil se encontra no que se refere ao meio ambiente a politica econômica e a reforma agrária, o Lula deixa muito a desejar.
ResponderExcluirSaber ela sabe, aí é que está a contradição do processo. Se ela tivesse saindo pra um partido mais à esquerda ou mesmo no campo do centro esquerda, seria mais coerente com a sua própria história.
ResponderExcluirQuanto à política econômica, reforma agrária e meio ambiente, não acredito que se juntando a gente até mais à direita que Lula, seja a saída.
Tanto você quanto eu, sabemos que Lula só tem parte do poder político. Os poderes Judiciário, Legislativo e, acrescento,Econômico não estão na mão nem do Lula, nem do PT.
Estou enojado com essa relação macabra de Lula com Sarney, mas não me desesperei a ponto de achar que qualquer caminho é melhor.A emoção simplista nos leva a isso.