16/06/2009
Lançamento do livro de Jomar Fernandes em Imperatriz
O ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, lança seu primeiro livro, "A Identidade Secreta de Maria Madalena" no próximo dia 19(sábado), às 19h, no auditório de UFMA.
Conheça um pouco sobre a obra, na entrevista do autor ao site Badaué:
Jomar Fernandes fala sobre A Identidade Secreta de Maria Madalena
Por: Raíla Maciel
Em entrevista ao site Badauê, Jomar Fernandes Filho disse que seu primeiro livro é uma tentativa de recuperação da mensagem original de Cristo, sem intervenções mitológicas e dogmáticas feitas pela Igreja, tratando da exclusão do princípio feminino nas origens do Cristianismo.
Sua proposta é levantar um debate franco e aberto sobre o papel da mulher e do sagrado feminino na origem da maior religião do Ocidente e sobre os dogmas da Igreja.
Jomar Fernandes afirma que, como fez uma pesquisa histórica sobre o tema, necessariamente precisou se relacionar com o escritor Dan Brown, autor de livros como "O código da Vinci" e " Anjos e Demônios", já que esse usou como fonte três obras que são referências no estudo do Cristianismo primitivo: O SANTO GRAAL E A LINHAGEM SAGRADA de Baigent, Leigh e Linconln; A REVELAÇÃO DOS TEMPLÁRIOS de Picknett e Prince e MARIA MADALENA E O SANTO GRAAL, de Margaret Starbird.
Segundo Jomar, “a relação se dá principalmente na situação conjugal de Jesus". O autor explica que seu livro traz três teses que ainda não foram levantadas por nenhum dos estudiosos que escrevem sobre o tema no mundo inteiro. A mais importante delas, e que dá título ao livro, é sobre a identidade de Maria Madalena, que foi escondida na identidade de outrem ao longo dos últimos dois mil anos.
Quando questionado sobre a existência de revelações chocantes no livro, Jomar Filho é enfático: “Muitas. As principais são sobre a família sagrada e a suposta virgindade perpétua de Maria, além do papel de Apóstola dos Apóstolos exercida por Maria Madalena, a ‘mulher’ que compreendia tudo".
Jomar pretende que o livro seja muito bem lido no Brasil e também no exterior, levantando questões a cerca do Cristianismo e suas proposições “E que ele seja um instrumento para um novo debate, livre de dogmas e preconceitos, sempre na busca do bem maior que é a verdade”.
O autor
JOMAR FERNANDES Pereira Filho é Formado em Estudos Sociais na UEMA de Imperatriz. Foi militante do movimento estudantil na década de 1970 e um dos líderes do movimento pela meia-passagem em São Luís.
Segundo ele,a vida polítíca e carreira de escritor não são coisas excludentes. Entretanto, atualmente, está mais dedicado à pesquisa
Como está na crítica, (...) Jomar Fernandes necessariamente precisou se relacionar com o escritor Dan Brown, autor de livros como "O código da Vinci" e " Anjos e Demônios"(...) e o autor trazer a luz, três teses que (segundo ele) ainda não foram levantadas por nenhum dos estudiosos que escrevem sobre o tema no mundo inteiro, vai ver, se escrever um próximo livro, Jomar se declare o próprio Espírito Santo.
ResponderExcluirRoberto Mariano meu garoto, esqueça essa coisa pequena que é o ódio político. O livro não trata do assunto, se trata de uma produção científica literária.
ResponderExcluirLeia primeiro, te embase minimamente pra não cair no ridículo de tecer comentários infantis como esse.
A produção de Jomar trás uma contribuição grande para o cristianismo.Ao contrário do que você demonstra, o livro não se propõe a brincar com a espiritualidade das pessoas.
Carlos Hermes,
ResponderExcluirMeu comentário nada tem de político, nem de ódio. E não sei onde vc conseguiu enxergar qualquer coisa, que não fosse a crítica, à petulância do autor.
Olha só, vc é quem postou: (...) Jomar Fernandes afirma que, como fez uma pesquisa histórica sobre o tema, necessariamente precisou se relacionar com o escritor Dan Brown, autor de livros como "O código da Vinci" e " Anjos e Demônios", já que esse usou como fonte três obras que são referências no estudo do Cristianismo primitivo: O SANTO GRAAL E A LINHAGEM SAGRADA de Baigent, Leigh e Linconln; A REVELAÇÃO DOS TEMPLÁRIOS de Picknett e Prince e MARIA MADALENA E O SANTO GRAAL, de Margaret Starbird.
Isso é pura pretensão. Se relacionar? Seria mais humilde ele ter afirmado que a partir da leitura de ...
Por que não suportar a crítica (li o livro) de quem contesta a afirmação de que ele é uma grande contribuição para o cristianismo? Não é! Nem grande, nem pequena. Como luz e fé, o livro não discute nem o sexo dos anjos.
Abs,
Roberto Mariano
ref.mariano@gmail.com
Quanto a ser petulância do autor, acredito que o termo relacionar é tão amplo quanto á sua possibilidade de interpretação. Não creio que tenha havido intensão de ser petulante, existem diversas formas de se relacionar, uma delas é através da leituras de obras literárias.Isso que foi dito pelo autor na entrevista publicada aqui, o mais, é pura questão do olhar que se queira lançar ao texto.
ResponderExcluirOkay. melhor assim!
ResponderExcluirAbs,
Roberto Mariano
Ué, agora se idenfica como Illya?
ResponderExcluirPerguntar não ofende, seria Illya Natash?