02/03/2009

Possíveis cenários pós-cassação de Jackson.

O Maranhão amanheceu sobre o manto da desgraça política, a decisão do TSE de cassar o governador, sinaliza para conjecturas as mais variadas possíveis.

O que esperar dos 60 dias?

TRAIÇÃO: É comum para um Estado de práticas políticas semifeudais, a decisão sobre os posicionamentos políticos de seus agentes serem definidos pelo poder do cargo ou dos cargos. Nesses sessenta dias pacíveis de recursos jurídicos, muitos daqueles que sempre foram Sarneyzista, e que pela força do poder de governo de Zé Reinaldo, viraram Jackistas, agora vão se preparar para a volta aos braços da grande mãe Roseana ou do tio João Alberto. Mais do que nunca, o velhinho vai sentir a força da traição.Alguns vão se justificar pela institucionalidade, pela necessidade do diálogo para o bem de Imperatriz. Agora é possível que o governador perceba quem são seus reais e históricos aliados.


VOLTA DO CARCARÁ SANGUENOLENTO: É seriamente levantado por analistas políticos a trama dos oligarcas, para que Roseana comande o Estado sem sair do Senado, como fizera outrora Vitorino Freire, líder de vinte anos(1945-65) de mandonismo sem sequer assumir o Executivo do Estado. Os argumentos, dão conta de que ela alegará problemas de saúde,para que o seu vice João Alberto - aquele mesmo que quando governou o Estado, instaurou a Operação Tigre e foi responsável pela maior mortificina oficializada de nossa história - assuma o governo. Seria ou será o retroscesso de mais de 30 anos.

ÚLTIMO SUSPIRO DA OLIGARQUIA: A volta ao poder de forma brutal, num momento em que o povo vislumbra uma nova forma de governo, pode ser um tiro no pé da família feudal. Em 2010, já muito próximo, o velho volta com muito mais força, e quem tiver seu apoio poderá ter o voto da revolta popular que ora se manifesta e que tende a aumentar.

PERIGO TUCANO: Infelizmente os maiores beneficiários dessa cassação é o PSDB do Estado. Já sugaram tudo que queriam do governador. Conseguiram ganhar as principais cidades: São Luís, Imperatriz, Açailandia entre outras. Se fortaleceram comandando as principais pastas do governo Jackson: Casa Civil -Aderson Lago; Articulação Política- Wilson CArvalho; Obras - Telma Pinheiro entre outros cargos de influência, e como já preparavam a candidatura de Roberto Rocha já pra 2010, agora estariam com os caminhos livres, sem o velho pra atrapalhar e podendo ainda ter seu apoio.Eles só não estão contando com a vesticalização, que pode bagunçar o coreto.

ZÉ REINALDO NO SENADO: A decisão do TSE fortalece ainda mais o ex-governador José Reinaldo Tavares pra disputa ao senado. Esse vai ser levado também pela onda de revolta antisarney, por ser o símbolo maior da quase queda do Império.

2 comentários:

  1. Carlos Hermes,

    Faltou mencionar outro fator que levará à substituição da nova oligarquia, a Jacksista, pela velha sarneysista.
    Sarney como presidente do senado e principal articulador do PT Federal, fará correr a reforma política para garantir o terceiro mandato e o acréscimo de mais dois anos para os governos, pois o projeto Dilma/2010 tem se mostrado um fracasso para a cúpula o palácio do planalto. Tudo isso se o PMDB não abandonar de vez o barco petista para garantir cargos no PSDB.

    ResponderExcluir
  2. A democracia avança por que pela primeira vez na historia o mandato de um governante envolvido com abuso de poder econômico e conduta ilegal durante as eleições é cassado. Mas retrocede, principalmente no caso do Maranhão, pois o grupo que almeja substituí-lo é nada mais nada menos que responsável por 40 anos de indiscutíveis abusos na esfera publica e outras tantas maracutaias que até Deus duvida.
    Há bem da verdade, o velhinho só foi cassado por não ter em seus bolsos, o poder político que Sarney tem. Se fosse com o Clã-bigodudo as acusações, com certeza sequer haveria processo.
    Mas a historia não para, e como dizem por aí: "há males que vem para o bem"! Talvez com essa, teremos de volta o bom e velho MST no MA, combativo e aguerrido, sem atrelamentos e disposto a se levantar como nunca deveria deixar de ser feito.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!