10/03/2017

Comitiva vai à Brasília para evitar o fechamento de agências bancárias e seccional da PGFN em Imperatriz



Nos dias 08 e 09 de março uma comitiva esteve em Brasília - DF em busca de soluções para evitar o fechamento das agências do Banco do Brasil (Praça da Cultura) e Banco do Nordeste (Av. Bernardo Sayão) e desativação da Seccional da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) em Imperatriz. Dentre os que fizeram parte da comitiva estão o deputado estadual Prof. Marco Aurélio, vereador Prof. Carlos Hermes, vereador Fábio Hernandez, ex-prefeito Sebastião Madeira, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) - Hélio Araújo e o diretor do Sindicato dos Bancários - Cássio Valdenor.


De acordo com o deputado estadual Marco Aurélio, os fechamentos desses órgãos são reflexo da política de cortes realizada pelo governo federal. "É impensável o fechamento da seccional da Procuradoria Geral da Fazenda Nacio­nal (PGFN) em Imperatriz, órgão do Ministério da Fazenda que atende toda a Região Tocantina. Reitero sua importância devido ao crescimento regional e ao aumento das demandas na área tributária em toda nossa região. A PGFN de Imperatriz conta com o reconhecimento pelo profissionalismo, dedicação e presteza no atendimento aos contribuintes. Com sua desativação, contadores, gestores públicos, empresários e demais contribuintes, terão que se deslocar até São Luís, o que trará morosidade na resolução de problemas, pois o volume de processos em São Luís é bem maior." 
O fechamento da agência do Banco do Brasil da Praça da Cultura está programado para acontecer neste mês de março. Sobre o fechamento do Banco do Nordeste, o vereador Carlos Hermes afirma que: “Causará um enorme impacto na economia de Imperatriz e região, tendo em vista que este é um banco de fomento ao empreendedorismo através de crédito e microcrédito para os trabalhadores da agricultura familiar e aos microempreendedores individuais”.

Em Brasília, na quarta–feira (08) foram realizadas uma audiência com o senador Edison Lobão e uma audiência na Câmara com a bancada federal maranhense, com a presença de doze deputados e outras autoridades. Na quinta-feira (09) foi realizada na Presidência do Banco do Brasil, uma reunião buscando reverter o fechamento da agência da Praça da Cultura. O banco fará uma avaliação e em poucos dias dialogará com a bancada federal maranhense para dar uma posição. Na quinta também foi realizada uma audiência no Ministério da Fazenda para evitar o fechamento da PGNF.

Trajetória de luta 


Sindicato dos Bancários, ACII e representantes políticos já estão há algum tempo se articulando para reverter o fechamento das agências bancárias e desativação Seccional da PGNF. A primeira ação de que se tem notícia foi a manifestação que aconteceu no dia 20 de janeiro, em frente à agência do Banco do Nordeste da Av. Bernardo Sayão. Liderada pelo Sindicato dos Bancários, a manifestação também teve o apoio do deputado estadual Marco Aurélio e do vereador Carlos Hermes.



A convite da ACII, no dia 06 de fevereiro, foi realizada uma reunião com o Sindicato dos bancários e representantes políticos da região. Na ocasião ficou decidido que seria necessária uma audiência pública com os representantes regionais da PGNF e das agências bancárias em questão, para que estes pudessem prestar esclarecimentos à população do porquê do fechamento desses órgãos federais na cidade.
Por indicação do vereador Carlos Hermes, a audiência pública foi realizada no dia 10 de fevereiro na Câmara Municipal, e foi dirigida pelas comissões de Obras e Serviços Públicos. Teve como resultado o encaminhamento da criação da comitiva que foi para Brasília. 
Após as articulações em Brasília, o diretor do Sindicato dos Bancários, Cássio Valdenor lançou nota pública de agradecimento nas redes sociais, confira um trecho: “Quero aqui, de público agradecer ao nobre amigo, Deputado Marco Aurélio, por ter encabeçado esta luta contra o fechamento de agências bancárias na cidade de Imperatriz [...] Independentemente do que possa acontecer posteriormente, se vamos ter êxito ou não, só a felicidade de termos autoridades que transmitem e defendem os nossos anseios, é muito satisfatório. Deixo aqui também o meu agradecimento ao Vereador Carlos Hermes que não mediu esforços em defesa do bem comum”.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!