10/03/2016

Selma, uma mulher que se faz na luta

Vereador Carlos Hermes indica militante dos movimentos sociais para ser homenageada pela Câmara Municipal no Dia da Mulher

                Ela, há mais de 30 anos milita em vários movimentos sociais. Ainda muito nova, antes mesmo de ter os filhos - que são três, sempre se envolveu com as causas coletivas. Já passou pelo Movimento das Comunidades Populares - MCP, militou na cidade no Movimento pela Água e atualmente faz parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz – Ascamari. Este é apenas um micro resumo da história de vida e de luta da moradora do Bairro Bacuri, Maria Anselma Pereira de Sousa. Ela foi indicada pelo vereador Prof. Carlos Hermes para receber no Dia da Mulher o Troféu Alvina Fortaleza, comenda em homenagem às mulheres que têm serviços prestados em Imperatriz. A menção honrosa leva o nome da primeira vereadora-presidente da Câmara.

Por motivos de saúde de uma pessoa de sua família, Maria Anselma não pode comparecer na sessão em que foi uma das homenageadas. Mas D. Selma (como é mais conhecida) é assim mesmo, sempre está cuidando dos seus e dos outros também. Ela, assim como tantas outras mulheres, já foi muito incompreendida por causa do seu sonho. É o que conta a sobrinha dela, Paula de Társsia que representou a tia durante o momento solene: “Eu praticamente cresci com o povo dizendo: A Selma é doida! Sai de casa, deixa o marido, os filhos. Meu Deus o quê que ela quer com essas coisas? Vai pro meio do mundo pra tá lutando por umas pessoas que ela nem conhece”.

Selma sempre teve esse sentimento de luta coletiva, o sonho dela é que tenhamos uma sociedade melhor pra todo mundo. É o que relata Paula: “Ela nunca pensou só no individual. Sempre ouvi a Selma falar em nós, no coletivo, ela diz: Se a sociedade não tá bem, então eu não tô bem, se os filhos dos vizinhos não estão bem, meus filhos também não estão bem,  se eu tenho o quê comer e meu vizinho não tem, eu não me sinto bem. Eu cresci com ela falando essas coisas e acho justa a homenagem. Quero em nome dela agradecer ao vereador  Carlos Hermes por reconhecer na história da Anselma a luta de resistência e persistência de muitas outras mulheres. Hoje essa comenda não foi só a Selma quem recebeu, foi todo o movimento, foram as várias mulheres que lutam junto com ela”.   

Homenageadas     

Neste momento solene e emocionante, além de Anselma, mais 20 mulheres foram homenageadas pelos vereadores e vereadoras da casa:

Aurives de Maria Carvalho (Caetana Frazão)
Aleandra de Lima Silva (Terezinha Santos)
Francisca Almeida do Nascimento (Fátima Avelino)
Maria José Lopes Barros (Aurélio Gomes)
Maria da Glória Cortez (Rildo Amaral)
Irmã Maria das Neves Franco (Adonilson Lima)
Conceição Formiga (Esmerahdson de Pinho)
Mirian Reis Ribeiro (José Carneiro Santos –Buzuca)
Maria de Jesus Torquato (Hamilton Miranda)
Almerinda Pereira Nunes (Richard Vagner)
Ivanilde Paula Silva (Chiquim da Diferro)
Maria Félix Nascimento (João Silva)
Maria Lucimar Marques (Raimundo Roma)
Francisca Ferreira Coelho (José Rodrigues da Silva- Zé da Farmácia)
Professora Dalvanir (Fidelis Uchoa)
Maria Conceição da Silva (Antonio José)
Cleomar Conceição Silva Pinto (José Carlos Soares)
Maria Vieira de Farias (Antonio Pimentel)
Iraci Alves Mendes (Weudson Feitosa)
Maria Carvalho Conceição Barros (Enoc Serafim)


Além das 21 mulheres indicadas, receberam o troféu as três vereadoras Fátima Avelino, Terezinha Santos, Caetana Frazão; duas servidoras da casa, Faraildes Araújo, Anália Nascimento, a repórter Djé Guedes e a primeira-dama Conceição Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!