04/03/2016

Assembleia Legislativa concede título de Cidadão Maranhense a Dom Gilberto

Assembleia Legislativa concede título de Cidadão Maranhense a Dom Gilberto Pastana


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), no plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão, a entrega do título de cidadão maranhense ao Bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana. O projeto de Resolução Legislativa nº 031/2015, de autoria do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares ainda no ano passado.
A solenidade reuniu dezenas de fiéis, autoridades políticas, eclesiásticas de todas as regiões do estado. Uma caravana de Imperatriz compareceu para prestigiar esta importante cerimônia. O vereador de Imperatriz Carlos Hermes (PCdoB) integrou a caravana e compôs a mesa durante a celebração.
Em pronunciamento durante a cerimônia, o deputado Marco Aurélio comemorou a concessão da honraria e destacou os serviços prestados por Dom Gilberto a toda comunidade cristã da Região Tocantina. “Há mais de uma década Dom Gilberto vive a cidade de Imperatriz, a fé católica, ele tem uma grande contribuição social e no fortalecimento da fé. O bispo tem feito um trabalho admirável, sobretudo no tratamento de pessoas com dependência química e com as pessoas mais necessitadas, sem qualquer distinção. Este trabalho tem nos chamado atenção, sendo assim, homenagear Dom Gilberto Pastana é homenagear todos os fieis da diocese de Imperatriz.”, afirmou o parlamentar.
O secretário de comunicação e articulação política do estado, Márcio Jerry (PCdoB), esteve no evento representando o governador Flávio Dino e destacou a importância das ações desenvolvidas pelo bispo ao longo da última década. “Dom Gilberto sem dúvidas é uma das figuras mais representativas da comunidade cristã maranhense, há vários anos desenvolve um trabalho primoroso na Região Tocantina e nos orgulha ano após ano com sua dedicação. Parabéns bispo e parabéns ao deputado Marco Aurélio pela iniciativa”, destacou o secretário.
O bispo agradeceu a homenagem e destacou a simbologia do mesmo para toda a comunidade cristã maranhense. “Compartilho esse título com todos aqueles que fazem a diocese de Imperatriz, uma honraria que reconhece todo o trabalho da igreja católica, não apenas em toda a Região Tocantina, mas em todo o estado. Sou grato a Deus e em especial ao deputado Marco Aurélio por esta homenagem", ressaltou Dom Gilberto.
O secretário de Infraestrutura do estado, Clayton Noleto, destacou a expansão e aproximação da comunidade cristã desde a chegada de Dom Gilberto à Imperatriz. “Dom Gilberto tem contribuído com o crescimento da comunidade cristã em toda a Região Tocantina, tudo graças à sua forma dinâmica e sua atenção para com as dioceses da Região Tocantina. Temos como exemplo o maior evento cristão realizado hoje em dia na região, que é o Corpus Christi, que na última edição reuniu mais de 20 mil pessoas", lembrou o secretário.

Histórico
Dom Gilberto Pastana de Oliveira é natural de Santarém, no Pará. Foi nomeado bispo de Imperatriz em agosto de 2005, pelo Papa Bento XVI. Ele é o 2º Bispo diocesano de Imperatriz, sucedendo a Dom Affonso Felippe Gregory.
Dom Gilberto é responsável por uma das maiores celebrações religiosas da Região Tocantina, o Corpus Christi. Antes celebrada de maneira individual pelas dioceses de cada município, passou a ser realizada de maneira integrada, com atos pontuais nos municípios da região, culminando com um grande ato de encerramento na cidade de Imperatriz. Este ano, a celebração reuniu quase 20 mil pessoas no Estádio Municipal Frei Epifânio D'abadia.

(Fonte: Ascom Dep. Marco Aurélio)


Caravana de Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!