09/03/2015

Governo implementa medidas efetivas em prol da melhoria da qualidade da educação no Estado

Cerca de 390 mil estudantes, matriculados nas 1.097 escolas da rede pública estadual de ensino iniciam, nesta segunda-feira (9), o ano letivo 2015. Com o calendário escolar planejado e reorganizado, o sistema estadual de ensino do Maranhão caminha para um novo momento, com professores mais valorizados, estudantes mais estimulados a aprender e infraestrutura física reestruturada.
A proposta do governo é ter professores valorizados (Foto: Divulgação)
Do primeiro dia de gestão até agora, o governador Flávio Dino implementou medidas importantes e efetivas em prol da valorização e da melhoria da qualidade da educação, com foco na elevação dos indicadores educacionais do Estado.
Em mensagem encaminhada aos professores, gestores e funcionários das escolas, o governador Flávio Dino reiterou as ações por uma educação de qualidade e deu boas-vindas a todos neste início de ano letivo, enfatizando que o sonho de um Maranhão mais justo começa pela educação.
“É com ensino público de qualidade que podemos e daremos aos nossos jovens chances mais iguais no futuro. Por isso desde o primeiro dia de trabalho eu estou tratando com respeito a educação e os educadores. Nós sabemos que ainda há muito a fazer, mas, garanto a vocês que o nosso governo vai seguir nesse rumo”, destacou o governador.

Medidas
Para que o ano letivo fosse iniciado nesta segunda, com professor em sala de aula, sem prejuízo para os alunos, o Governo do Estado prorrogou os contratos temporários de 4.990 professores e realizou o processo seletivo para a contratação de mais mil professores temporários, para suprir o déficit no quadro de docentes nas unidades educacionais, até a realização do concurso público.
Mais de 27 mil professores das 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs), em todo o Maranhão, participaram, até sexta-feira (6), da Jornada Pedagógica, orientada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para garantir um planejamento articulado das ações a serem desenvolvidas em cada escola durante o ano letivo de 2015.
Um total de 140 escolas estaduais das UREs de Itapecuru-Mirim, Balsas, Açailândia, Codó, Caxias, Chapadinha, Santa Inês, Pedreira e São Luís, que estavam sem condições de funcionamento, receberam recursos para reparos emergenciais para garantir que alunos, professores e gestores retornem às aulas com uma escola, no mínimo, mais segura.
Valorização Profissional
Em menos de três meses os professores do estado viram a concretização de mais de 20 anos de luta em favor da valorização profissional. Foram efetivadas a progressão funcional de 11.144 professores da educação básica e a aplicação do percentual de reajuste do piso nacional a todas as referências funcionais do magistério. O governo também concedeu aumento de 13,01 % no salário dos profissionais da educação. A medida beneficia mais de 27.791 professores efetivos da rede estadual.
 “Acredito que iniciaremos um ano letivo diferente dos outros, quando tivemos que ir para o confronto com o governo. Neste ano, tivemos um diálogo franco, aberto e isso contribui para que os trabalhadores iniciem o ano letivo estimulados e ainda mais dedicados”, analisou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.
Melhoria da Rede
Já está em andamento, o Programa ‘Escola Digna’ – maior programa de reestruturação da rede física de ensino público, já implantado no Maranhão -, que tem o objetivo de propiciar às crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelos Sistemas Estadual e Municipal de Ensino Público, o acesso à infraestrutura necessária nas escolas maranhenses. Após determinação do governador Flávio Dino, o programa está sendo implementado pela Seduc, em regime de parceria com as prefeituras, e vai garantir a substituição de 1.090 escolas de taipa e palha, por prédio de alvenaria, em todo o estado.
 Outro compromisso do governador Flávio Dino que já está em processo de implementação é a eleição de gestores escolares nas unidades de ensino médio – um passo importante na democratização dentro das escolas públicas do Maranhão. Com o processo, os gestores serão escolhidos por eleição direta e terão formação continuada e gratificação de acordo com o desempenho dos alunos.
O Estado também está constituindo uma rede de formadores garantido aos professores da rede estadual de ensino, em todas as regiões do Maranhão, a formação continuada como parte da política estadual de fortalecimento e valorização do profissional da educação para que possa contribuir, efetivamente, para a melhoria na qualidade do ensino ofertado pela rede pública.
Fonte: Secom

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