23/09/2014

Oficina prática de teatro é realizada na Comunidade São Félix

Crianças, adolescentes e jovens da Comunidade São Félix, na Estrada do Arroz, participaram de uma oficina de teatro no último domingo (21).  O palco da  atividade foi o Clube de Mães daquela região, que reuniu cerca de 30 pessoas. A oficina foi ministrada pelos atores Jó Peteleco e Henrique Celso.

Crianças e adolescentes da Comunidade São Félix participam de oficina prática de teatro

O projeto é uma iniciativa do vereador Carlos Hermes (PCdoB) que percebeu a demanda da comunidade a partir de reuniões com a população . "Senti desestímulo da comunidade, principalmente dos jovens, por falta de políticas públicas. Portanto, decidimos realizar esse projeto como forma de elevar autoestima da juventude e desenvolver as potencialidades dos jovens".

Segundo a vice-presidente da Associação dos Moradores de São Félix, Maria Raimunda,  a comunidade é carentes de ações sociais, especialmente, que envolvam a arte. "Em conversa com o Carlos, solicitamos que fosse desenvolvido um projeto aqui, porque não temos nenhuma atividade para as nossas crianças.  E veio ideia do teatro, pois desde cedo queremos que elas se envolvam com a cultura".

Durante a oficina, foram desenvolvidos trabalhos em grupos de concentração e expressão corporal


Para a maioria das crianças e adolescentes, a oficina foi o primeiro contato direto com o teatro. Este é o caso da estudante Beatriz Lopes, 12 anos,  que a princípio demonstrava timidez, porém, aos poucos foi se envolvendo na atividade. " Eu nunca tinha participado de algo assim e pensei que era mais difícil, que não conseguiria fazer porque sou muito tímida, mas, vi que posso vencer a timidez. E eu achei a oficina ótima e pretendo continuar no projeto".

De acordo com a atriz Jó Peteleco, nesta primeira oficina o objetivo foi familiarizar eles com princípios básicos do teatro. "Eu acredito no poder transformador do teatro, e essa é a ideia principal que queremos passar aqui. Neste primeiro momento, trabalhamos aquecimento de voz, alongamento, expressão corporal e exercícios de confiança e concentração. Em outros momentos vamos trabalhar a atuação".

Os atores Jó Peteleco e Henrique Celso acompanharam os trabalhos em grupo


A oficina terá duração de três meses consecutivos, sempre aos domingos, e o objetivo é que ao final seja montado um grupo de teatro na comunidade, o qual fará apresentações no bairro e também em outras regiões da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!