12/08/2014

Flávio Dino apresenta plano que une educação e trabalho para os jovens

O candidato a governador do Estado Flávio Dino defendeu a importância de associar o ensino médio à educação profissionalizante durante encontro com professores e diretores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  

“Se queremos, de fato, um Maranhão com Justiça Social, nós temos que superar a situação atual em que apenas poucos têm oportunidades. E todo mundo concorda que a educação é o caminho fundamental para superação de tais desigualdades”, disse Flávio. 

O Programa de Governo apresenta o compromisso de promover a educação profissionalizante como prioridade. O objetivo que os jovens tenham facilidade para arrumar bons trabalhos.
Para isso será criado o Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (IEMA), que vai atuar em articulação com as unidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do Sistema S. Ele vai funcionar como braço do Estado para o ensino profissionalizante.  

Compromisso

Durante o encontro, Flávio Dino, que é professor há 20 anos, falou de seu empenho com a qualidade da educação e de sua atuação em benefício de estudantes e professores.
Ele lembrou o trabalho quando ainda era deputado federal com a aprovação, por exemplo, da Lei do Piso Salarial dos Professores e também da reserva de um terço de hora-aula para ações como planejamento e demais atividades extraclasse. 

Estado rico e com desenvolvimento

Diversos professores aprovaram as propostas de Flávio Dino para a educação do Estado. Ressaltando a importância do papel do Instituto Federal, o reitor Roberto Brandão acrescentou que a instituição tem o olhar voltado para a melhoria da qualidade de vida da população. Hoje com 26 campi, o IFMA conta com mais de 32 mil alunos e dois mil e 500 funcionários, entre professores e profissionais da área administrativa. “Temos a visão que o Maranhão pode dar certo. Não podemos continuar sendo esse Estado rico, mas sem desenvolvimento”, disse.

Para o professor Batista Botelho, o governo deve assegurar condições para os maranhenses viverem melhor. O mesmo foi defendido por Júnior Catatau, também professor e membro do Movimento Cultural Popular, que espera um Maranhão melhor e de igualdade para a população. Como educador e formador de opinião, ele disse que tem compromisso com os avanços sociais e acredita no sonho de um Estado de todos.

De São Raimundo das Mangabeiras, o professor Eudóxio Gomes reforçou o desejo de um Estado com dignidade para “esse povo sofrido. Nós sabemos que podemos ter um Maranhão melhor”, disse. 

Educação como solução

Em visita na última semana a Santa Rita, Flávio Dino narrou a história de uma família da cidade. Orgulhosos por um poço que estavam construindo no quintal de casa com auxílio de pá e balde, disseram que o objetivo era a irrigação da lavoura que possuíam.
Vereador prof. Carlos Hermes; candidato a deputado estadual Prof. Júlio Pinheiro, 65100 e Flávio Dino.

A história comoveu o professor Valdir Damasceno, que conviveu com essa mesma situação no município onde nasceu, em São Benedito do Rio Preto. “Essa é a realidade de milhares de maranhenses. Por isso, a importância da educação para melhorar a qualidade de vida. Comecei a estudar com 11 anos e foi através da educação que hoje sou professor”, afirmou.

Um comentário:

  1. Anônimo08:10

    Mais um político com cara de Cordeirinho e na realidade só quero benefício próprio. Você também faz parte desta Politicagem Barata Vereadorzinho. Não fez história. Em alguns dias será apenas passado. Mais um derrotado pelo Sistema, que pena.

    Santiago Soussa
    Itz

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!