19/06/2014

Irmão de professora imperatrizense pode ser indicato para lugar de Barbosa no STF.

Fiz questão de publicar por se tratar de um maranhense negro de Fortuna que pode ser elevado ao nível máximo do judiciário brasileiro. Além de ser irmão da colega professora da rede estadual em Imperatriz Elicon Carvalho, que conheço desde meus tempos de estudantes da escola Amaral Raposo.
Professora Elicon Carvalho, irmã do Dr. Acelino Rodrigues de Carvalho
 

Douradense pode ser indicado para o STF 

Do site Douradense
DivulgaçãoAdvogado nascido no Maranhão e que construiu sua carreira profissional em Dourados, poderá ser indicado para compor o Supremo Tribunal Federal
Advogado nascido no Maranhão e que construiu sua carreira profissional em Dourados, poderá ser indicado para compor o Supremo Tribunal Federal
O advogado Acelino Rodrigues de Carvalho, nascido em Fortuna no Maranhão em 28 de abril de 1962, casado, pai de duas filhas e que mora em Dourados desde o ano de 1987, poderá ser indicado para ocupar o posto de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) no lugar de Joaquim Barbosa que está em vias de se aposentar. A indicação do novo integrante para a Corte, ainda sem data definida para ocorrer, será feita pela presidente Dilma Rousseff (PT).
O nome de Acelino é defendido por advogados, como o 
professor
 universitário Lúcio Flávio Sunakosawa e representantes da classe política de Mato Grosso do Sul e será apresentado na sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal de Dourados pelo vereador e advogado Alan Guedes (DEM), que pretende criar um movimento suprapartidário em apoio à indicação.
De acordo com Guedes, existe uma articulação do Movimento Negro, em âmbito nacional para que a presidente Dilma escolha um novo represente da raça para ocupar a vaga de Barbosa e o nome de Acelino se enquadra no perfil por ter uma sólida formação acadêmica e profissional para a função. “O professor tem uma história de vida impressionante e enorme saber jurídico”, afirmou o vereador.
De família humilde, Acelino Carvalho trabalhou como servente de pedreiro no Nordeste, onde com muito esforço conseguiu estudar e chegou em Dourados em 1987 para trabalhar em uma transportadora, onde atingiu ao cargo de gerente. Em 1994 tornou-se bacharel em Direito, formado pela Unigran. Fez mestrado em Direito Processual e Cidadania e Doutorado em Direito Público, este último na Unisinos, no Rio Grande do Sul (com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal).
É professor universitário tendo sido aprovado em concursos para a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) onde passou em primeiro lugar.
O advogado afirmou que ficou surpreso, mas ao mesmo tempo lisonjeado pela lembrança e a movimentação em torno de seu nome. “Recebo a notícia com muita humildade e como o reconhecimento da comunidade jurídica e da comunidade douradense em geral de muitos anos dedicados ao Direito, atuando como advogado, como docente e, de modo especial, ao estudo”, afirmou.
Ele lembrou que tem atuado nos últimos anos em áreas como o Direito Constitucional e tem cinco livros publicados sobre o tema e um sexto ainda em execução, além de um histórico de ações em defesa dos direitos humanos. “Estou seguro das minhas condições e preparado caso este 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!