26/06/2014

Arraial da Educação deste ano deu uma goleada de cultura popular no dia 21

Festejando conquistas, os trabalhadores em educação participaram, no sábado, dia 21, do Arraial da Educação. A festa, que é organizada tradicionalmente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), foi realizada na área externa da sede social da entidade, localizada na Estrada de Ribamar, no Laranjal, e buscou garantir o acesso à culturapopular. Prestigiando a decoração batizada como “Uma goleada de cultura popular”, em alusão à Copa do Mundo, que está sendo realizada no Brasil, os trabalhadores começaram a ocupar os espaços por volta das 18 horas e aproveitaram a programação montada pelo Sindicato.
Arraial da educacao 2014 5
Foi uma festa completa, desde as comidas típicas, como peixe-serra, arroz-de-cuxa e vatapá, essenciais para manter a disposição no arraial, até as apresentações culturais, que contaram com a animação do Trio do Forró Cabo do Zé, e dos ritmos do Tambor de Crioula, da orquestra do BoiBrilho da Lua, e da matraca do Bumba-meu-boi do Maiobão.
Arraial da educacao 2014 3
Entre a apresentação do Forró Trio do Cabo Zé e o Cacuriá do Divino, por volta das 20h, a presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa, aproveitou a grande presença dos trabalhadores em educação e subiu ao palco para destacar a atuação do SINPROESEMMA nos últimos anos. “Nós não nos reunimos apenas para lutar, fazer greves, mas também para festejar e compartilhar momentos de alegria”, enfatizou.
Arraial da educacao 2014 10
Citando as conquistas do Estatuto do Educador, em 2013, a dirigente lembrou a recente decisão judicial que devolveu o Hospital do Servidor, antigo Ipem, aos servidores públicos estaduais. “Os trabalhadores tiveram mais uma grande conquista que foi a devolução do Hospital Carlos Macieira (antigo Hospital do Ipem), uma luta iniciada pelo SINPROESEMMA e a Central dos Trabalhadores do Brasil, a CTB”, resgatou.
Arraial da educacao 2014 8
Para o 
professor
 Euges Lima, diretor de Cultura do SINPROESEMMA e organizador do evento, a ideia do arraial foi oferecer um espaço que segue as mesmas festividades de outros arraiais de São Luís para que o trabalhador em educação, por meio do Sindicato, possa também ter acesso às festas juninas. “Mais uma vez a secretaria de Cultura do SINPROESEMMA cumpriu o objetivo de valorizar e oferecer ao trabalhador o acesso à cultura popular”, ressalta.
IMG_2480
A avaliação do arraial, na opinião do sindicalista Euges Lima, é positiva, pois conseguiu, assim como edições anteriores, trazer cerca de 500 trabalhadores, dentre professores, especialistas e funcionários da educação, além de familiares e amigos.
Papel político
Na opinião do diretor licenciado do SINPROESEMMA e presidente da CTB, Júlio Guterres, o arraial da educação já virou uma tradição da categoria, configurando-se um momento de festividade não apenas dos trabalhadores, mas da família e de amigos próximos. Na saudação aos educadores, o dirigente lembrou das dificuldades enfrentadas pela categoria quando o assunto é ocumprimento de leis que valorizem a educação e convocou o trabalhadores a reflexão antes do voto em outubro. “Precisamos eleger pessoas que conhecem as nossas dificuldades e também enfrentam os mesmos problemas para representar os trabalhadores nas instâncias de poder”, afirmou.
Arraial da educacao 2014 6
As participações dos dirigentes sindicais foram encerradas com a fala do presidente licenciado doSINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, que destacou, no cenário nacional, a aprovação do Plano Nacional da Educação, o que determinou um novo percentual de investimento para a educação. “A destinação de 10% do PIB para a educação significa mais valorização dos educadores, com aumento das remunerações nos próximos anos, e ainda nas condições de infraestrutura das escolas”, destacou.
Arraial da educacao 2014 4
Pinheiro acredita que o PNE é um dos passos que precisam ser dados pela sociedade no sentido de melhorar a educação pública brasileira, mas só vai alcançá-lo com a valorização do profissional, equiparando a remuneração do professor a outras profissões de nível superior, por exemplo. “Enquanto a educação pública não for prioridade dos gestores públicos, não vamos avançar nos indicadores sociais”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!