19/11/2013

Professores de Imperatriz aderem Paralisação estadual

Vereador Carlos Hermes faz fala na manifestação



Proposta de Orçamento do governo prevê diminuição de verba na Educação, Segurança Pública e saneamento básico

            O corte de R$23 milhões do Plano Orçamentário de 2014 do governo Roseana Sarney mobilizou os professores de todo o Estado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) promoveu uma paralisação geral nesta terça-feira (19).
            Em Imperatriz, a classe começou a se organizar a partir das oito da manhã na Praça de Fátima. A manifestação é um alerta à sociedade e serve também para pressionar o Poder Público. Com a falta de investimentos, o governo derruba sua alegação de falta de verbas para cumprir com os acordos realizados na última greve.

            Na ocasião, o Estado se comprometeu a dar as titulações e progressões atrasadas e disse não ter como adequar o piso salarial dos educadores de acordo com o nacional. A primeira etapa deve acontecer em janeiro e, caso a Assembleia aprove o Plano, a probabilidade de descumprimento é grande. A previsão é de que 1/3 dos professores recebam suas progressões.
            O vereador Carlos Hermes (PCdoB), vice presidente do Sinproesemma, afirmou que o posicionamento do governo traz desesperança para o povo. O parlamentar lembrou que parte do dinheiro será direcionada para a Secretária de Infraestrutura, cujo secretário é Luís Fernando, pré-candidato a governador pelo grupo Sarney.
Professor André Santos afirma que professores são vítimas do governo estadual
            De acordo com o coordenador geral do Sindicato em Imperatiz, André Santos, o ideal é que 10% do PIB Estadual sejam voltados para a Educação. A proposta, que ainda será votada na Assembleia Legislativa, prevê ainda cortes também nas áreas de Segurança Pública e saneamento básico, duas áreas que estão em caos atualmente no Estado.

Juliana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!