06/11/2013

CPI da Caema começa vistoria nos bairros


Parlamentares identificaram ausência e ineficiência da Companhia de Água e Esgoto nos locais visitados

Vereadores conhecem projeto para a Vila Davi II
A inspeção da CPI da Caema nos bairros começou na manhã desta quarta-feira (06), nas Vilas Davi II e Vitória. Os vereadores Carlos Hermes (PCdoB), presidente da Comissão, Aurélio (PT), relator, Rildo Amaral (Solidariedade), Eudes (PTdoB) e Fidelis Uchoa (PRB) conversaram com moradores e técnicos para conhecer melhor as dificuldades trazidas pela falta de água e de esgoto. A CPI investiga o recolhimento e a aplicação de recursos da Companhia em Imperatriz.



Na Vila Davi II, os parlamentares encontraram uma obra da empresa Só Poços Construtora em andamento. Com o descaso da prefeitura e da Caema, a população encaminhou, por meio da Associação Albé Ambrógio, um projeto para o governo do Estado. Com a aprovação, uma caixa d’água de 10 mil litros foi construída e a encanação está sendo colocada. A precariedade incomodou a assessora Ana Caroline Nascimento – “é humilhante a situação das pessoas da vila Davi pra conseguir água, caminham em meia a lama, quase impossível a locomoção, senhoras com idade avançada, é como se fosse a retratação da seca em lugar que não tem seca!” 

O responsável pela estrutura, José Paulino Santos, apresentou o mapeamento das ruas que serão beneficiadas e assegurou que o prazo de entrega é de 30 a 45 dias. Um dos questionamentos levantados pelo presidente da CPI, no entanto, é se essa quantidade de água supre a demanda da população local. Há ainda o fato claro de que a Caema, que tem contrato com o município, não está cumprindo com suas obrigações, não só prestando muitas vezes um serviço ruim, como muitas outras deixando de fazê-lo.

A única maneira da comunidade da Vila Davi II ter água em casa é enchendo baldes no poço artesiano que municia todo o bairro. Na ocasião, a equipe encontrou senhores como Laudeson da Silva e Joaquim de Sousa, que percorrem três Km de carroça duas vezes por dia para levar água para suas famílias e para os vizinhos. Dona Nazaré, 69 anos, já está a mais de uma década sofrendo com a falta de abastecimento e tem suas suspeitas sobre a obra - “se eles fizerem do jeito que disse vai ser bom, mas duvido que termine”.

Vila Vitória

“A Caema não existe na Vila Vitória!”. Com essas palavras Carlos Hermes resumiu a situação encontrada no segundo bairro visitado nesta manhã. Um poço de 365 metros de profundidade e uma caixa d'água com capacidade para 300.000 litros foram construídos no local com apoio do Rotary Club e depois passaram a ser de responsabilidade do município. Mas, segundo o senhor Francisco da Silva, que trabalha no local desde a construção da estrutura, “ela foi planejada para 300 famílias por 10 anos, agora o bairro cresceu e não dá conta mais”.

De acordo com Moisés Oliveira, operador da estação, “o poço foi construído afunilando, não seca, mas não há vazão pra encher rápido a caixa de água, demora 20 horas pra isso”. Enquanto os reservatórios abastecem, os moradores são submetidos ao racionamento, tendo água duas vezes por dia, sendo apenas 30 minutos pela manhã e 40 minutos pela tarde. Neste momento, a CPI está nos bairros Parque Anhanguera e Parque do Buriti recolhendo mais depoimentos e tirando novas fotos para compor os relatórios da sindicância. 
Juliana Carvalho









2 comentários:

  1. Anônimo19:37

    ola carlos hermes eu sou o gilmar aqui do bairro parque do buriti moro exatamente na entrada do bairro leandra aqui durante o dia n tem agua só a noite isso deste q comesei a morar aqui a 5 anos mas ja me falaram q o problema existe ha mais de 10 anos


    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:03

    Carlos hermes foi só vocês vereadores apertarem o cerco...já estão falando lá pras bandas da ilha que o honorável secretario de saúde vem a Terra do Frei anunciar investimentos na Caema..com essa turma só vai no alicate...bota quente que ai tem mais.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!