15/10/2013

Caminhão que carregava indígenas tomba e deixa três mortos e 60 feridos

Entre as vítimas estão duas crianças, de 8 e 13 anos, e um homem.
O veículo foi cedido pela Prefeitura de Itacajá e o motorista fugiu do local.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Caminhão que carregava indígenas tombado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Caminhão que carregava indígenas tombado
Um acidente entre os municípios de Barra do Ouro e Itacajá, nordeste do estado, por volta das 21h, desta segunda-feira (14), matou três índios e deixou 60 feridos. Cerca de 75 indígenas eram transportados em um caminhão da Aldeia Nova, que fica em Goiatins, com destino à Itacajá. Eles iriam participar da 9ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais.
O motorista perdeu o controle do veículo e tombou na BR-010, onde cerca de 70km não são pavimentados. A maior parte das pessoas foi arremessada para fora da pista. Entre as vítimas, duas crianças, de 8 e 13 anos e Valdir Krahô, de 35 anos. Ana Catôco Krahô perdeu o marido e a filha no acidente. Ela conseguiu salvar apenas a outra filha, Isabela, de 8 meses.
 "Estava correndo demais, quando eu dei fé o caminhão já estava virando, aí nós gritamos. Quando caí não vi nada. Quando dei fé minha criança chorando, eu só a segurei", conta Ana.
O cacique da Aldeia Nova, Aroldo Krahô, contou que o caminhão foi cedido pela Prefeitura de Itacajá e, de acordo com ele, o motorista dirigia em alta velocidade e, após o acidente, fugiu do local.  A suspeita é de que o motorista estava alcoolizado.Os pneus traseiros também estavam carecas. "Saiu do caminhão [o motorista] aí ninguém sabe se foi para a cidade."
As vítimas foram socorridas com a ajuda de carros particulares e ambulâncias de cidades vizinhas, 56 pessoas foram hospitalizadas, sendo 27 no Hospital de Referência de Araguaína, 20 ainda estão internados, e 29 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Araguaína Sul, 17 estão em observação. Quase a metade dos atendidos eram crianças entre dois e 12 anos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Araguaína.

A prefeitura de Itacajá diz que recebeu um ofício da Fundação Nacional do Índio (Funai), na semana passada, solicitando um caminhão, em um período de cinco dias, que seria utilizado para carregar materiais para as aldeias e não pessoas. A prefeitrura afirma ainda que não sabia que os índios seriam transportados no caminhão. A Funai foi contactada e ainda não respondeu as solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!