22/07/2013

Imagens da Festa da Vila. 26 anos de história e luta!!

Tive a felicidade de participar neste sábado,21, de mais uma festa de aniversário das Vilas Conceição I e II. Por diversos  e seguidos anos tenho participado e cada vez mais admiro a capacidade organizativa e o sentimento de valorização coletiva, portanto comunitária daquelas famílias.

Logo na entrada uma equipe de jovens recepciona os visitantes e encaminha-os para as residências que acolhem a todos com alimentação, banho e estadia ao longo dos dois dias de festa.

O financiamento da gigantesca festa também é feita de forma coletiva, são cerca de 170 famílias que  prontificam-se para contribuir com com um valor determinado, toda a comunidade se envolve na festa, desde de participação na equipe de coordenação geral até a simples participação nos torneios esportivos, missa ou atividades culturais que já são parte da tradição da festa.

A Vila Conceição surgiu em 1987, com a ocupação da antiga fazenda "Criminosa", os trabalhadores permaneceram acampados até 1992 quando conquistaram na justiça o direito da posse e a formação do assentamento que levou o nome do líder camponês Manoel da Conceição.

A história da luta desse povo será preservada no Museu Comunitário Casa Branca inaugurava neste sábado com participação do Bispo Dom Gilberto Pastana, do líder camponês Manoel da Conceição, do Jornalista Adalberto Franklin, deste vereador blogueiro, do ex-vereador e deputado estadual Valdinar Barros, da professora da Uema Margarida Chaves, do geógrafo e estudante e enfermagem da Ufma Edelblan Conrado, filho do assentamento e da professora Alessandra, também da Uema. Estes últimos foram os idealizadores do Museu.

Carlos Hermes, Rosinha, profa Margarida Chaves, Denise, Manoel da Conceição, Adalberto Franklin, Lurdes Nogueira, Valdinar Barros, Edelblan Conrado...
 ;
Líder camponês Manoel da Conceição, que dá nome à Vila.
Edelblan Conrado, filho da Vila Conceição, geógrafo formado pela Uema onde coordenou o Diretório Central dos Estudantes  e formando em Enfermagem pela UFMA. Um das maiores lideranças da Vila e orgulho pra sua comunidade.

Edelblan Conrado, Manoel da Conceição, Bispo Dom Gilberto Peastana e Valdinar Barros inaugurando o Museu Casa Branca.

Dom Gilberto ao centro abençoando a Casa Branca que foi o início de tudo, o Assentamento surgiu em torno dela e sua existência precede à própria ocupação da área pelos trabalhadores. Pela simbologia histórica e ideológica foi escolhida para sede do Museu.

Conheça parte do Histórico.




Com meu amigo e companheiro de lutas Edelblan Conrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!