06/07/2013

É OFICIAL: PREFEITO SEBASTIÃO MADEIRA ESTÁ CASSADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ENTENDA O PROCESSO


.O Processo que gerou a condenação é ainda de 2009 e já vem tramitando desde então até a decisão final no último dia 25. O objeto da investigação, denúncia da promotora MÁRCIA HAYDÉE PORTO DE CARVALHO, acatada pela Juiz JOAQUIM DA SILVA FILHO, da Vara da Fazenda, foi a contratação irregular da empresa de Limp Fort Limpeza Urbana Ltda em substituição à Construtora Marquise cujo processo se deu por ausência de processo licitatório.

O Processo número 75562009, do TJ-MA, chama o PREFEITO INERTE e aponta intenção da prefeitura em criar FALSA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA para justificar contratação da Limp Fort sem licitação em 2009. Veja trecho transcrito do Processo: 

"A questão fora criada pela própria administração municipal, inábil, que, tendo tomado posse no cargo em janeiro, notificado por inúmeras vezes a Construtora Marquise e o contrato vencido somente em agosto do mesmo ano, permitiu que o tempo decorresse sem tomar atitude para que o serviço público não sofresse descontinuidade. Não o fez, permaneceu inerte, por tempo suficiente a criar uma falsa situação de emergência, previsível, conforme consta da vasta documentação que enceta a inicia 

A PROMOTORA DE JUSTIÇA MÁRCIA HAYDÉE PORTO DE CARVALHO APONTA INTERESSES OBSCUROS PARA A CONTRATAÇÃO DA Limp Fort, quando diz no processo:

"Daí insurge o ato de improbidade, a omissão que viola os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, vez que a contratação direta inviabilizou a concorrência de empresas para que apresentassem a melhor proposta possível, que representasse o menor custo e eficiência para que o serviço fosse prestado"

O Ministério Público aponta que houve OMISSÃO do prefeito ao não permitir CONCORRÊNCIA como prevê o processo licitatório. Em outras palavras, de MANIPULAR O PROCESSO PARA POSSÍVEL BENEFICIAMENTO ...segue processo:

"Não é essa a conduta que se espera do gestor probo, que deveria ser zeloso, cuidadoso, precavido com os gastos, não esperar acontecer, quiçá fabricar, a situação de emergência para contratar sem realizar o procedimento licitatório, evitando a concorrência e a apresentação da melhor proposta".

E SEGUE COM A CONCLUSÃO E CONDENAÇÃO FINAL DO PREFEITO:

JULGO PROCEDENTE EM PARTE OS PEDIDOS para condenar os réus, nos termos do art. 12 da Lei n. 8.429/92, e em razão de suas condutas se enquadrarem nas previsões do art. 10, VIII, art. 11, caput: o prefeito Sebastião Torres Madeira - a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 5 anos, multa civil equivalente a 10 vezes o valor da remuneração atualizada do ocupante do cargo de prefeito municipal no ano de 2009.
COMO FICA AGORA?

Essa é a pergunta que só os juristas responderão com maior propriedade. Contudo, num primeiro momento, na minha leitura leiga, imagino que como o ano foi 2009 e o vice prefeito ainda era Gean Carlo, a condenação deve se limitar ao prefeito ficando o atual vice prefeito PASTOR PORTO isento dela, sendo portanto, alçado à titularidade do cargo enquanto tramitam os recursos ainda possíveis em instâncias superiores.

OS PRÓXIMOS DIAS

É claro que alguns aliados do prefeito dirão que alterei ou exagerei na interpretação do Processo por ser um vereador de oposição. Contudo, essa é uma questão meramente jurídica de modo que o único inimigo do prefeito foi ele mesmo e sua equipe. 

DEFESAS APAIXONADAS

Já estou vendo as defesas apaixonadas a dizer que o Ministério Público abusou, que a promotora perseguiu e que nada há de DESARRUMADO na CASA sarno tucana.

QUEM CASSOU JACKSON PODE SALVAR MADEIRA

Tenho certeza que o prefeito recorrerá à Suprema Corte, a mesma que cassou Jackson Lago, sob a suspeição de atender a interesses de quem hoje prefere Sebastião Madeira na prefeitura.

Quem sou eu para dizer que a Justiça não foi feita.


Madeira buscará apoio daqueles que cassaram Jackson Lago?
Acompanhe todo o Processo na página do TJ-MA









8 comentários:

  1. Anônimo20:30

    Quer dizer que nessa foto Madeira já está buscando proteção madrinha?

    ResponderExcluir
  2. e bem provável... o povo tem que abri o olho...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:01

    Pena que no Maranhão não tenha lei, pois, se tivesse esse engana madeira já estaria fora da prefeitura a muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:37

    CADÊ O DINHEIRO DO PAC MADEIRA ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:19

    Isso sem falar as licitações que os amigos dele são favorecidos, como é caso de uma gráfica.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:43

    cai fora madeira

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:06

    Em dia de mobilização nacional, cinco estados vão protestar contra o monopólio da Globo



    da Redação

    Na próxima quinta-feira (11), dia em que os trabalhadores irão para as ruas em todo o país, movimentos sociais vão realizar um ato contra o monopólio da Rede Globo em cinco estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe se mobilizarão a favor da democratização dos meios de comunicação.

    Os principais veículos controlaram cerca de 70% das verbas publicitárias repassadas no primeiro ano e meio do governo Dilma. Sozinha, a Globo abocanhou 35% destes recursos. Além disso, a empresa de comunicação detém poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que possuem 80% do mercado midiático nacional.

    Apesar das críticas ao monopólio da comunicação, o governo federal mantém-se calado quando o assunto é a democratização da comunicação. Os cinco pactos lançados, no dia 24 de junho, pela presidenta Dilma Rousseff – equilíbrio fiscal, mobilidade urbana, saúde, educação e reforma política – em nada interferem na concentração que marca o sistema midiático brasileiro.

    Já ao anunciar outras medidas, no dia 1º de julho, após reunião com a equipe ministerial, mais uma vez a presidenta não quis interferir no assunto que mexe com os grandes setores empresariais de comunicação. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, teria dito na reunião com Dilma que não é hora de se travar uma discussão sobre a regulação da mídia. Já para a revista Veja, em entrevista concedida em meio ao furacão de protestos que tomou o Brasil, Bernardo fez coro com aqueles que igualam a regulação da mídia à censura, deixando claro com quem busca dialogar efetivamente.

    Tais declarações foram criticadas pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que chegou a dizer que o ministro desprezou as vozes que ecoaram em todas as ruas nas últimas semanas. Segundo o FNDC, a democratização das comunicações é uma das bandeiras principais de luta da sociedade civil em todo o país. O movimento aponta nas atitudes e na fala do ministro a insistência em evitar a regulamentação dos meios de comunicação no Brasil.

    Acompanhe o horário e o local em que irão ocorrer os atos contra a Globo:

    São Paulo (SP): Concentração às 17h na Praça General Gentil Falcão e depois rumo à Globo.

    Rio de Janeiro (RJ): Concentração ao final do ato das centrais sindicais, na Cinelândia.

    Belém (PA): Concentração as 8:30 em frente a Prefeitura.

    Porto Alegre (RS): Concentração às 15h em frente a Globo.

    Aracaju (SE): Concentração às 13h na praça Fausto Cardoso

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:42

    Aqui no Maranhão, se o prefeito sentar no colo do Sarney, pode fazer o que bem entender que nada acontece com ele. Agora pode apostar que a juíza vai ser perseguida por muito tempo. Perseguição é a marca desse governo.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!