19/07/2013

Charge: médico ou ET?


Vejo médicos fazendo protestos contra o governo que quer interiorizar o atendimento com médicos estrangeiros. Mas não vejo os doutores dispostos a sair do conforto dos grandes centros...

9 comentários:

  1. Anônimo10:39

    Eu quero mais medico sim, não imorta de onde venham. Que venham. O povão precisa saber dessa armação. Cadê os movimentos sociais?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:40

    Os de jalecos mais chitas são os mais incompetentes e que vivem da perpetuação desse quadro anômalo. Graças poderemos dar por ainda existir dentro do segmento profissional uma elite científica. Vamos ter que brecar a premissa que para obter sucesso tenha que ser medíocre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:41

    Quando pensamos ter visto tudo, vem mais e cada vez mais ridículo. Aqueles médicos pela Paulista e a celeuma que irromperam denota pelo menos o medo de
    perderem status.
    Sua análise ilumina o problema que não é tão fácil de ser entendido porque, seja como for, os médicos gozam de prestígio social.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:42

    RAÍZES DO BRASIL: NO LEVANTE DOS BISTURIS, RESSOA O ENGENHO COLONIAL
    Credite-se à elite brasileira façanhas anteriores dignas de figurar, como figuram, nos rankings da vergonha do nosso tempo. O repertório robusto ganhou agora um destaque talvez inexcedível em seu simbolismo maculoso: uma rebelião de médicos contra o povo. Sim, os médicos, aos quais o senso comum associa a imagem de um aliado na luta pela vida, lutam hoje nas ruas do Brasil. Contra a adesão de profissionais ao programa ‘Mais Médicos', que busca mitigar o atendimento onde ele inexiste. A sublevação branca incluiria táticas ardilosas: uma rede de inscrições falsas estaria em operação para inibir o concurso de profissionais estrangeiros, sobre os quais os nacionais tem precedência.Consumada a barragem, uma desistência em massa implodiria o plano federal no último dia de inscrição. O cinismo conservador é useiro em evocar a defesa do interesse nacional e social enquanto procede à demolição virulenta de projetos e governos assim engajados. Encara-se o privilégio de classe como o perímetro da Nação. Aquela que conta. O resto é o vazio. A boca do sertão,hoje, é tudo o que não pertence ao circuito estritamente privado. O sertão social pode começar na esquina, sendo tão agreste ao saguão do elevador, quanto Aragarças o foi para os irmãos Villas Boas,nos anos 40, rumo ao Roncador. Sergio Buarque de Holanda anteviu, em 1936, as raízes de um Brasil insulado em elites indiferentes ao destino coletivo. O engenho era um Estado paralelo ao mundo colonial. O interesse privado ainda prevalece sobre a coisa pública. Mesmo quando está em questão a vida. Se a organização humanitária ‘Médicos Sem Fronteiras' tentasse atuar no Brasil, em ‘realidades que não podem ser negligenciadas', como evoca o projeto que ganhou o Nobel da Paz, em 1999, possivelmente seria retalhada pelo levante dos bisturis. Jalecos patrulham as fronteiras do engenho corporativo, nas quais não cabem os pobres do Brasil.(LEIA MAIS AQUI)
    Carta Maior;Domingo, 21/07/2013

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:43

    Trabalhei no CREMESP e pude constatar processos contra médicos que atendiam a elite e cobravam caro(cirurgiões plásticos) e eram donos de clínicas de aborto na periferia(um dos médicos tinha uma clínica em santana, bairro da cidade de sp localizado na zona norte). Arrogante recusou-se a prestar depoimento, porém estava sendo processado na justiça comum e sabia que poderia levar tudo no banho maria. Risíveis são as punições que o Conselho aplica, pois não leva em conta a gravidade da denúncia. Por exemplo, a sequência era assim: advertência verbal, advertência por escrito, suspensão de 1 semana, quinze dias, 1 ano, cassação do cremesp. Trabalhei lá vários anos e nunca vi um médico ter sua licença cassada. Filhos da elite branca, não querem prestar serviço a qualquer pessoa desrespeitando o juramento de Hipócrates: PROMETO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA ,CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DE LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA. NUNCA ME SERVIREI DA MINHA PROFISSÃO PARA CORROMPER OS COSTUMES OU FAVORECER O CRIME. SE EU CUMPRIR ESTE JURAMENTO COM FIDELIDADE, GOZE EU PARA SEMPRE A MINHA VIDA E A MINHA ARTE COM BOA REPUTAÇÃO ENTRE OS HOMENS. SE O INFRINGIR OU DELE AFASTAR-ME, SUCEDA-ME O CONTRÁRIO." Experimente entrar em qualquer consultório e verifique se em algum lugar está pendurado este juramento. Não, você verá diplomas, diplomas e mais diplomas que o incauto paciente entende como sinal de credibilidade. Conheci um médico no CREMESP, conselheiro, um médico militar com uma conduta impoluta, que levava a sério seu cargo de conselheiro enquanto outro estava louco que a audiência acabasse para partir para sua fazenda pecuária. Na década de 70, o jornal "O PASQUIM" fez uma investigação intitulada "a máfia de branco" no RJ. Receberam ameaças de morte, foram pressionados pela censura. Basta entrevistar qualquer um deles para confirmar esta história: Jaguar, Ziraldo, etc, Pergunte a qualquer médico se ele sabe o juramento de Hipócrates...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:44

    Parabéns pelo excelente, artigo! Análise perfeita dessa desumana atitude de quem fez voto por aliviar o sofrimento alheio mas que está de olho apenas nos ganhos que a saúde privada, pode lhes garantir!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:45

    Pensava que as cotas nas universidades fossem mudar o perfil da elite brasileira e democratizar as profissões como a dos médicos. Talvez isso ainda ocorra um dia. Talvez, um dia, ainda tenhamos uma elite não privilegiada e menos violenta. O governo não pode deixar milhões de brasileiros não mão dessa casta cujo horizonte de vida e de sociedade é o próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:46

    O GRITO QUE GOSTARIA DE DAR.
    A mídia pertence a elite num conchavo e conluio de interesses é uma tremenda de uma armadilha onde ventila em seus telejornais e jornais, mentirosos,manipuladores,parciais,editados e picotados.
    Numa covardia tremenda insana e mordaz.
    Até as "manifestações" da elite ( médicos) ganha um espaço mais nobre , tendencioso e manipulador na mídia elitizada.
    Falam-se "apartidários".
    Como apartidários se defendem a bandeira da direita, da força maior, do absolutismo, domínio, poder e exclusão dos menos favorecidos.
    ** Esses médicos estudaram e estudam em universidades publica com dinheiro nosso, e olha que são ricos e não pagaram um centavo, sem contar que ainda recebem dinheiro para estudar.(incentivo)
    **Porque a Globo não faz várias materias dizendo super assistencialismo, já que fazem matéria dizendo que o povo do nordeste recebe ajuda e por isso não trabalha?
    Universidades publicas que deveriam ser dos pobres, porem são dos ricos, é essa turma que a Globo apoia.
    Os menos favorecidos sempre foram e sao sugados e parasitados pela elite.
    Assim os mais frágeis são escravos do sistema.
    **Quando vão dar noticia na tv principalmente Globo
    Falando sobre o povo do nordeste:Dizem que compram Tv,microondas, rádios e por ai vai, numa tremenda distorção, manipulando o povo na tentativa de derrubar o ultimo folego de vida (Bolsa família) que o pessoas flagelado possui. Ate falam que esse povo é "vagabundo"
    **ASSISTENCIALISMO: Vamos ao outro lado da balança que mídia não fala: Porque não falam nos jornais que os grandes empresários e empresas usam dinheiro do Bnds e ainda dao calote no governo( Dinheiro publico) porque não noticiam isso....um super assistencialismo( um saque ao dinheiro publico) Ate as redes de televisão e grandes jornais estão envolvidos....
    As rodovias privatizadas com dinheiro do Bnds...
    Porque não temos noticia do calote e golpes da Globo? de terreno concedido pelo governo a essa emissora.
    É muita coisa pra gente engolir.......a informação é apenas 5% do que eles tem interesse em passar e manipular o povo.
    95% esta sob o tapete ( é um lixo escondido)
    O Brasil e o povo brasileiro não merece , essa covardia vem há tempos e muito tempo......chega!!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:52

    COM ESSAS MANIFESTAÇÕES , SÓ FICOU BEM MAIS CLARA PARA O POVO QUE ESSES MÉDICOS , CLARO NÃO INCLUINDO AS EXCEÇÕES , ESSES MÉDICOS SÓ PENSAM EM DINHEIRO, O DINHEIRO ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR DO QUE A VIDA HUMANA.

    DEIXARAM O BISTURIS PRA PEGAR NA MOTO SERRA PARA SE TRANSFORMAR O MANÍACO DO FILME "O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA".

    MOSTROU O LADO MONSTRO DE MUITOS MÉDICO

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!