20/05/2013

Governo promete transcrever texto do estatuto sobre aposentadoria

Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) se reuniram na manhã dessa sexta-feira (17) em Governador Edison Lobão - MA com o Governo do Estado para discutirem o Estatuto do Educador. Dois ônibus contratados pelo sindicato ficaram responsáveis pela locomoção dos alunos, pais e professores que saíram de pontos estratégicos. Um coletivo se localizava na Praça de Fátima no Centro da cidade e outro, na sede do sindicato. O trajeto que saiu as 8h30m da manhã de Imperatriz foi acompanhado ainda por dezenas de manifestantes que seguiam o percurso de carro.
A movimentação se concentrou na praça central de Governador Edison Lobão que já contava com o apoio de alguns manifestantes. A polícia militar (PM) ficou responsável pela organização dos grevistas que reivindicavam seus direitos de forma pacífica, por meio de faixas, face pintada e de um grande apitaço. O objetivo era o de chamar atenção do Governo do Estado que cumpria agenda na cidade.

Em um momento de seu discurso a governadora Roseana Sarney cedeu o microfone para que algum aluno falasse. Infelizmente a fala do jovem foi interrompida, pois ele denunciava a forma como a educação estava sendo tratada em Imperatriz e se mostrou solidário a paralisação das atividades dos professores da rede estadual de ensino que permanecem de braços cruzados em atividade de greve até o fim das negociações.

Mesmo diante do quadro atual das negociações com o Governo Estadual acerca do Estatuto do Educador, o SINPROESEMMA se mantém firme na greve. Inicialmente a reunião do sindicato com membros do governo foi iniciada com o Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim em uma sala da prefeitura. O secretário elencou os pontos de negociação do Estatuto que em sua visão eram positivos e o sindicato apontou outros negativos como o reajuste salarial abaixo da inflação e a redução da jornada de trabalho para professores com 50 anos de idade e 20 de sala de aula. Na negociação se fizeram presentes o coordenador regional André Santos, o vice-presidente estadual Carlos Hermes, os professores do Estado Nonato e Francinilson Gomes e três alunos.

Avanços:

De acordo com Carlos Hermes é “importante destacar o artigo do Estatuto que fala sobre a aposentadoria, pois a redação do texto atual do Governo não ficou clara. De acordo com o SINPROESEMMA, o Governo se prontificou em transcrever o texto anterior onde o servidor inativo teria o mesmo grau do ativo, para o novo Estatuto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!