27/05/2013

ASSEMBLEIA DECIDE POR FIM A GREVE, MAS REJEITA PROPOSTA DO GOVERNO

Um tanto atrasado, já que só agora pude olhar meu e-mail e ver o release da jornalista Kalyne Cunha, assessora do Sinproesemma em Imperatriz. Segue texto:

Os professores da rede estadual de ensino se reuniram na manhã de hoje (24) na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão em Imperatriz (Sinproesemma), para avaliarem a atual proposta do Governo sobre o Estatuto do Educador e em assembleia decidirem pela continuação ou suspensão da greve.


 Além da presença dos membros do sindicato local o presidente Antônio Júlio Gomes Pinheiro se fez presente na assembleia e comentou a posição da regional de São Luís- MA em favor da continuação da greve pela diferença de cinco votos. “Votaram ontem, (23) pela continuidade da greve! Onde está a coerência desses companheiros que se mobilizaram a favor do Governo e que na assembleia vieram fazer disputa política desonesta? Levaram gato, cachorro... Quebraram e invadiram a nossa assembleia, porque queriam que todos participassem parentes e amigos. Não tinham como se credenciarem, não eram professores”. Em Imperatriz, apesar de se tratar de um momento delicado, a assembleia seguiu de modo coerente e os pontos considerados polêmicos do Estatuto foram pontuados e esclarecidos pelo advogado do sindicato Luís Henrique Teixeira Falcão, que apontou a proposta do Governo de forma positiva.
Sobre o descumprimento da tabela salarial durante 20 anos, o advogado Luís Henrique esclareceu que é “direito da classe e o Governo terá que pagar e vai pagar. Será feito um acordo onde o Estado estará assinando uma petição conjunta com o sindicato extinguindo a ação rescisória”. O advogado destaca o art. 31, aonde diz que o poder executivo procederá o ajuste dos valores do vencimento do subgrupo magistério no mês de janeiro no percentual do piso salarial nacional como “a mais importante conquista que a categoria já teve”.
Em toda negociação há percas e ganhos e dos 23 pontos do texto do Estatuto que a classe reivindica alterações, 21 serão cumpridos de acordo com o Governo, mas os dois quesitos que faltavam foram o suficiente para os educadores rejeitarem a proposta do Estado. O coordenador geral do Sinproesemma André Santos deixou claro em sua fala que por mais que a greve apontasse para o fim, o reajuste salarial abaixo da inflação (4%) e a redução da jornada de trabalho para professores com 50 de idade e 20 de sala de aula, são pontos muito importantes e lamentou a posição do Governo que se mostrou completamente irredutível acerca dessas questões.
A assembleia encerrou e a maioria dos professores concordou pelo fim da greve e voltarão às salas de aula a partir de segunda-feira (27). Sobre a reposição das aulas o sindicato se propôs em estender o calendário letivo e adiantou que as atividades escolares serão realizadas no período habitual de segunda à sexta-feira.

ASCOM SINPROESEMMA
KALYNE CUNHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!