08/03/2013

LIÇÕES DE UM LUTO VERMELHO



Portal Carta Maior

O povo venezuelano escreve a sua história com o luto vermelho que hipnotiza os olhos do mundo há quatro dias. A comoção popular em todo o país questiona a mídia  e dá a Chávez a dimensão política transformadora que o conservadorismo nunca lhe conferiu. A própria esquerda, uma parte dela, foi colonizada em alguma medida, neste caso, pelo preconceito que sempre criticou. Quando Chávez desaparece, o buraco mostra que era maior do que se imaginava. A auto-crítica não o  penitencia dos defeitos e erros.
 A ausência de um legado institucional, na forma de um partido enraizado, com forte capilaridade popular,  capaz de assegurar o comando do processo venezuelano quando o tempo enxugar as lágrimas e as ruas,  é um exemplo.  Mas que não sanciona as expectativas  de quem só enxerga o movimento da história quando protagonizado por  partidos perfeitos, um povo culto e engajado  e lideranças saídas de uma biblioteca marxista. 

Ou seja, a revolução onde ela não é necessária. Esse enredo está em falta no mercado do século 21. Talvez  nunca tenha existido, de fato. Mas a miséria e a desolação que o justificariam continua em vigor nos grandes aglomerados urbanos e na solidão rural da América Latina. Seus protagonistas enxergam antes do olhar refinado as brechas para romper o calabouço da exclusão. Cabe entender o potencial dessas irrupções. E contribuir com o debate capaz de adicionar um passo adiante ao vigor do que se assiste agora, por exemplo, nas ruas de Caracas. Filas de até nove horas de espera no adeus ao líder bolivariano obrigam o governo a adiar o sepultamento marcado para esta 6ª feira. As fotos publicadas por Carta Maior, abaixo, falam mais que mil palavras. Sobretudo, dão voz a um sentimento e a um anseio trasformador que o jornalismo dominante negou e ocultou até hoje. Agora não consegue mais esconder. Nem explicar.
Nicolás Maduro, o preferido de Brasil e Argentina
 
 
Homenagens a Chávez: imagens que falam por si

> LEIA MAIS Internacional | 08/03/2013
 

> LEIA MAIS Internacional | 08/03/2013
 

> LEIA MAIS Internacional | 07/03/2013
 

> LEIA MAIS Internacional | 07/03/2013
 

> LEIA MAIS Internacional | 07/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!